MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eleito o melhor remédio para dormir, o lemborexant deve chegar ao Brasil em breve

Uma pesquisa avaliou uma série de medicamentos para insônia e o lemborexant obteve o melhor resultado. O remédio para dormir está em análise pela Anvisa

Mulher na cama com medicamentos na mão e copo d'água
Mulher na cama com medicamentos na mão e copo d'água - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/08/2022, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Considerada um dos males do século, a insônia está presente na vida de boa parte dos brasileiros. Ela pode ser caracterizada tanto por uma noite inteira em claro, como por uma má qualidade do sono. Quando o problema é persistente, muitas pessoas acabam indo em busca de um remédio para dormir. Em um estudo realizado pela Universidade de Oxford, o lemborexant foi eleito o melhor medicamento para o sono e deve chegar ao Brasil nos próximos meses.

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), um terço da população brasileira convive com a insônia. Desde o início da pandemia, esse problema é comum para 70% do país, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo. Ainda, estima-se que cerca de 30% a 40% das pessoas vão sofrer de insônia em alguma fase da vida.

Para além do mal estar gerado por uma noite de sono mal dormida, a insônia contribui consideravelmente para o surgimento de diversas doenças, como:

  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Dislipdemia (aumento de gordura no sangue);
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Fadiga.

+++ Cigarro eletrônico pode aumentar risco de desenvolver câncer de pulmão; veja

Lemborexant: eleito melhor remédio para dormir deve chegar ao Brasil logo

O Lemborexant é um remédio para dormir, amplamente vendido nos Estados Unidos sob a marca Dayvigo. A droga possui uma forma nova de ação, atuando sobre o sistema neurotransmissor orexina (hipocretina). A orexina regula a excitação, vigília e apetite e este tipo de medicamento bloqueia esse estímulo.

A pesquisa realizada pela Universidade de Oxford e publicada na revista científica The Lancet, comparou os efeitos de 36 medicamentos para o transtorno de insônia, em uma abrangente revisão de estudos. O lemborexant apresentou o melhor perfil, considerando os quesitos: eficácia, aceitabilidade e tolerabilidade. Além disso, o mecanismo de atuação desta droga tem se mostrado promissor, apresentando bons níveis de tolerância e segurança e deixando pouco efeito residual no dia seguinte ao uso.

O remédio, eleito como o melhor entre os pesquisados, já é aprovado pela agência reguladora de saúde dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA). A Eisai, empresa farmacêutica japonesa responsável pelo produto, informou ao Globo que o medicamento está em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa) desde 2021. A farmacêutica informou que no início do ano que vem o medicamento deve ser aprovado e a distribuição deve ser providenciada em seguida pela empresa.

Embora a insônia possa se tornar uma doença crônica, o uso de remédio para dormir não deve ser a única forma de tratamento, pelo contrário: esta deve ser a última alternativa, devidamente orientada por médicos. Diversos fatores estão associados aos problemas de sono, como predisposição genética; dores físicas; distúrbios psicológicos; medicamentos e questões comportamentais, como excesso de consumo de café, alimentação inadequada antes de ir para a cama e prática de atividades físicas antes de se deitar.

*com informações do Globo

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.