Já existiam outros medicamentos com o mesmo prinípio ativo, mas o uso era diário e também utilizado para tratar outras doenças, como a diabetes do tipo 2. Saiba detalhes
As pessoas que enfrentam problemas com a balança agora podem contar com mais um aliado no tratamento da obesidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou nesta segunda-feira (2), o primeiro medicamento injetável, de uso semanal para tratamento de pessoas com questões de saúde relacionados ao peso.
O Wegovy é uma injeção de 2,4 miligramas de semaglutida, substância parecida com a que temos no intestino, que deve ser aplicada na pele. Já existiam outros medicamentos com o princípio da semaglutida, o Ozempic e o Rybelsus, mas o uso era diário e também utilizado para tratar outras doenças, como a diabetes do tipo 2.
O novo medicamento aprovado pela Anvisa, Wegovy, é indicado para tratamento exclusivo da obesidade e sobrepeso. A dose inicial do medicamento é de 0,25 mg por semana. A dose mais elevada disponível é de 2,4 mg por semana. O aumento gradual da dose pode ajudar a reduzir o risco de efeitos colaterais;
+++ Saúde mental em primeiro lugar; confira 3 dicas para 2023
LEIA TAMBÉM
A semaglutida é um análogo do hormônio GLP-1 encontrado em nosso intestino. Cada vez que comemos, o hormônio diz ao cérebro que é hora de reduzir a fome, retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a produção de insulina, o que melhora a resposta celular à captação de glicose.
A injeção de semaglutida deve ser administrada apenas uma vez por semana. Estudos realizados pela empresa que fabrica, a Novo Nordisk, mostram que o medicamento pode reduzir o peso corporal em média 17%. Mesmo após a aprovação, ainda não há data prevista para o início da comercialização do medicamento no Brasil.
O endocrinologista João Eduardo Salles explicou ao g1 que o hormônio produzido naturalmente no nosso estômago dura apenas 10 minutos, já a semaglutida dura uma semana. “Aquela sensação de 'comi e perdi a minha fome' é dada pelo GLP-1, e a semaglutida é um medicamento que imita essa ação. O paciente tem a sensação de que está sem fome. E, se ele come, para de comer porque o estômago enche rápido".
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.