MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como medir a pressão arterial? Conheça os sintomas de pressão alta e saiba como tratar

Quem tem hipertensão (pressão alta) corre mais risco de ter doenças que levam à morte, como AVC, aneurisma e infarto. Veja como medir a pressão arterial e evitar riscos

Pessoa medindo a própria pressão arterial
Pessoa medindo a própria pressão arterial - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/10/2022, às 13h04 - Atualizado às 13h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os problemas de coração são os principais fatores para as doenças que mais matam em todo o mundo. Para diminuir o risco de desenvolver estas doenças, uma importante atitude é saber como medir a pressão arterial, já que a hipertensão ou pressão alta é uma doença silenciosa e envolve muitos riscos.

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é caracterizada pelo aumento da pressão nos vasos sanguíneos e, geralmente, só apresenta sintomas depois de muito tempo, quando a doença se instala no organismo e compromete a função de diversos órgãos.

Inclusive, quem sofre de pressão alta corre mais risco de desenvolver doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral), aneurisma arterial e insuficiência renal, por exemplo. Além disso, há maior risco de ter um infarto, ataque cardíaco caracterizado pelo bloqueio de fluxo sanguíneo no coração.

+++ AVC: Estudo revela que passar muito tempo sentado aumenta o risco de ter AVC

Quais são os principais sintomas de pressão alta?

A hipertensão arterial ou pressão alta tem como principais causas a genética e fatores comportamentais, como alimentação, sedentarismo, alcoolismo, obesidade e tabagismo, por exemplo. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos casos de hipertensão são hereditários, restando os 10% relacionados ao estilo de vida.

Por ser muito silenciosa, os sintomas de que sua pressão está alta só costumam aparecer quando esta pressão sobe muito. É provável que alguém com hipertensão apresente os seguintes sintomas:

  • dores no peito;
  • palpitações;
  • dor de cabeça;
  • tonturas;
  • zumbido no ouvido;
  • fraqueza;
  • visão embaçada ou turva; e
  • sangramento nasal.

Devido a se manifestar tardiamente, é importante medir a pressão arterial regularmente, sendo esta a única maneira de diagnosticar uma possível hipertensão. O recomendado é que pessoas acima de 20 anos iniciem o monitoramento da pressão arterial, fazendo pelo menos uma vez ao ano. Se há pessoas na família com hipertensão, é necessário conferir a pressão duas vezes ao ano, no mínimo.

+++ Eleições 2022 e saúde mental: como nosso cérebro está processando tudo isso?

Como medir a pressão arterial?

Para medir a pressão arterial corretamente é preciso considerar tomar algumas medidas importantes, a fim de evitar interferência na pressão atual e ter base em informações corretas. Para isso é preciso que:

  1. Não faça exercício física até 1 hora antes da aferição;
  2. Esvazie a bexiga fazendo xixi;
  3. Não fume ou consuma bebida alcoólica ao menos 30 minutos antes; e
  4. Esteja em repouso.

Após considerar isso, realize a aferição da pressão arterial seguindo os seguintes passos:

  • Mantenha a coluna ereta sentado;
  • Coloque a braçadeira do medidor de pressão no braço esquerdo, com pelo menos três dedos acima da dobra do cotovelo;
  • Relaxe o braço com a palma da mão virada para cima, mantendo o braço na altura do coração apoiado em alguma superfície; e
  • Quando ligar o medidor de pressão, a braçadeira deve começar a encher e a pessoa deve manter o braço relaxado até sair o resultado no medidor.

A pressão sanguínea é medida com base na pressão sistólica (número mais alto) e pressão diastólica (número mais baixo). A pressão arterial está normal quando apresenta a numeração 12 por 8 (ou 120 por 80) ou até um pouco abaixo disso. Passando deste parâmetro, é possível que a pessoa esteja sofrendo de hipertensão, ou pressão alta.

Ainda, são considerados alguns estágios da hipertensão, sendo:

  1. Pressão elevada: 120-129 (sistólica) e menor que 80 (diastólica);
  2. Hipertensão Estágio 1: 130-139 ou 80-89;
  3. Hipertensão Estágio 2: 140 ou mais ou 90 ou mais; e
  4. Crise hipertensiva: 180 ou maior e/ou maior que 120.

Diante disso, é importante procurar ajuda médica assim que verificar alguma irregularidade, para saber se a doença está realmente instalada no organismo. O médico cardiologista, especialista no sistema do coração e o angiologista, responsável por cuidar dos vasos sanguíneos, são os profissionais recomendados para cuidar destes casos.

A hipertensão não tem cura, mas pode ser tratada. A terapia geralmente envolve medicamentos, mas pode ser amenizada com a prática de exercício físico, evitar situações de estresse, parar de fumar, moderar o consumo de álcool, diminuir a ingestão de sal, evitar alimentos gordurosos e ultraprocessados, controlar o diabetes, e monitorar a pressão arterial em casa.

+++ Ministério da Saúde contraria Anvisa na distribuição da vacina da covid-19 para crianças

Você sabe que especialista cuida dos vasos sanguíneos?

Se você também tem dúvida sobre qual especialista médico cuida dessa e de outras áreas, se atente à próxima dica: no Blog da Medcel, você confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Você poderá conhecer, por exemplo, o que faz um médico angiologista. Confira e não perca nenhum assunto da área médica!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.