MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Exame de próstata (toque retal) leva menos de 10 segundos e não dói; saiba como é feito

Preconceito ainda é o principal obstáculo no combate ao câncer de próstata, que impede a realização do exame de próstata. Indolor, rápido e eficaz, saiba como é feito o exame de toque

Homem em consultório com médico sendo avaliado
Homem em consultório com médico sendo avaliado - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/11/2022, às 22h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A resistência em realizar o exame de próstata se dá, sobretudo, devido ao preconceito que envolve o principal e mais indicado exame para a descoberta de ameaças que podem ser sinal de câncer de próstata, o exame de toque ou toque retal. O que muita gente não sabe é que o exame de toque é muito rápido, não provoca dor e nem riscos à saúde.

Existem dois principais tipos de exame realizados na investigação do câncer de próstata: o exame de toque retal e o exame de PSA (sigla em inglês para “Antígeno Prostático Específico”). O primeiro é feito pelo médico urologista que avalia o tamanho, forma e textura da próstata. A intenção é encontrar possíveis anormalidades na próstata por meio do toque no reto, região onde o órgão investigado se localiza.

O segundo teste é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o PSA. Quando em níveis elevados, esta proteína pode indicar a presença de doenças benignas da próstata. Tanto no caso do exame PSA quanto de toque retal, a biópsia é indicada para investigar possíveis alterações nos exames, a fim de confirmar se se trata ou não de um câncer.

Além de possíveis tumores relacionados ao câncer de próstata, o exame de toque é capaz de detectar outros problemas no ânus e no reto, como hemorróidas, fissuras anais, inflamação e aumento da próstata, por exemplo. O toque retal, no entanto, é realizado na maioria das vezes apenas quando há suspeita de alguma anormalidade.

+++ Psilocibina: substância psicodélica de cogumelos atua contra transtornos psiquiátricos

Rápido e indolor, o exame de próstata mais indicado é o exame de toque retal

De acordo com o portal Drauzio Varella, o toque retal ou exame de toque é feito rapidamente, levando em média 10 segundos para ser realizada a avaliação. Além disso, o exame não provoca dor e não oferece riscos à saúde. A posição indicada para a realização do exame deve ser de acordo entre médico e paciente, ficando entre as posições de lado, de barriga para cima, em pé ou inclinado. Desde que não atrapalhe a avaliação, o paciente pode solicitar o modo mais confortável para si.

O método utilizado no exame, como o próprio nome sugere, é o toque do reto, utilizando um dedo envolvido por luva e lubrificante a fim de analisar a região. É possível que o profissional solicite que o paciente pressione o reto, fazendo força, para que a musculatura do órgão fique mais suscetível à análise. O exame não exige qualquer repouso, já que é rápido e não provoca dor, permitindo ao paciente retomar a rotina assim que sair do consultório.

+++ Alzheimer: bactérias do nariz podem chegar ao cérebro e provocar a doença; entenda

O que faz um urologista?

Este é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de enfermidades relacionadas ao trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino. Se você quer saber mais sobre o que faz um urologista, acesse o Blog da Medcel. Lá você também confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.