MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Fases do ciclo menstrual: saiba como cada período pode afetar o seu humor

Todas as fases do ciclo menstrual têm um impacto importante no humor e na saúde mental da pessoa que menstrua. Saiba como cada período pode afetar o seu humor

Absorventes descartáveis próximos a calendário com flores
Absorventes descartáveis próximos a calendário com flores - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/12/2022, às 11h19 - Atualizado em 13/12/2022, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

É fato que a TPM (sigla para tensão pré-menstrual) já se tornou uma rotulagem, principalmente, envolvendo situações de estresse. No entanto, mais do que isso, toda a vida da pessoa que menstrua é marcada por mudanças hormonais, que demarcam fases do ciclo menstrual e cada uma delas possui características e pode afetar o humor de uma forma específica.

O ciclo menstrual tem início durante a puberdade, desde a menarca, que significa a primeira menstruação. Desde então, ele é contínuo e só se encerra na menopausa. Durante a vida fértil, portanto, da presença do ciclo menstrual, há variações dos níveis dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona, principalmente. Eles são responsáveis por preparar o corpo para uma possível gestação.

Todas as fases do ciclo menstrual têm um impacto importante no humor e na saúde mental da pessoa que menstrua. Portanto, conhecer este período é de extrema importância para o autoconhecimento, visto que as mudanças ocorrem independentemente do desejo da pessoa. Além do mais, isso vai ajudar a estabelecer melhores relações interpessoais que possam ser afetadas por cada fase.

+++ Riscos do cigarro eletrônico: com cerca de 80 substâncias tóxicas, vape continua atraindo jovens

Fases do ciclo menstrual e o humor

As fases do ciclo menstrual são divididas principalmente em três: folicular, ovulatória e lútea. Ao longo deste ciclo são produzidos dois principais hormônios: estrogênio e progesterona. Cada fase é marcada por um nível de cada um destes, que têm impacto tanto fisicamente quanto no humor e até na disposição.

Fase folicular

Começa com o sangramento, o primeiro dia da menstruação, que é também o primeiro dia de todo o ciclo menstrual. Nesta fase, o hormônio que predomina é o estrogênio, levando à queda de progesterona e estrógeno, o que poderá trazer mais disposição, energia e aumentar a libido. No entanto, nos primeiros dias de menstruação, os níveis de estrogênio podem ainda estar baixos, mas tendem a subir.

Outro hormônio que pode subir na fase folicular é a testosterona, o que potencializa os efeitos do estrogênio. Pode ser um momento favorável para a prática de esportes e outros exercícios físicos. A fase folicular segue até o dia da ovulação, quando o óvulo é liberado para o útero.

Ovulação

Não tem data marcada para acontecer e ocorre em apenas um único dia. Pode acontecer cerca de duas semanas após o início da menstruação, no dia 14 do ciclo. Nesta fase, os níveis de estrogênio continuam em alta, para que o corpo produza o hormônio luteinizante, responsável por selecionar o óvulo mais maduro para ser liberado para a possível gestação. Por isso, o desejo sexual pode aumentar, junto com a autoestima, energia e disposição.

Fase lútea

Marca os últimos dias do ciclo menstrual e começa logo após a saída do óvulo para o útero, o dia da ovulação. Esta fase é marcada pela maior produção de progesterona, com quantidades menores de estrogênio. A progesterona tem um efeito mais “calmante” no cérebro, equilibrando os efeitos do estrogênio. Isso pode causar introspecção e até melhorar o sono.

No entanto, a fase lútea é marcada principalmente pela famigerada TPM, onde ocorrem oscilações de humor significativas. Como inicia com a ovulação e só termina com a chegada da menstruação, esta fase é conhecida como Tensão Pré-Menstrual. Com o aumento da progesterona, é possível que ocorra as temidas alterações de humor como: irritabilidade, ansiedade, tristeza, pouco ou nenhum desejo sexual, entre outros. Cabe salientar que nem todas as pessoas podem experimentar os aspectos aqui mencionados.

+++ Pesquisa aponta que adotar um gato pode aliviar o estresse; veja benefícios indicados pela ciência

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Com a liberdade para escolher quando e se desejavam ter filhos, as mulheres puderam ter um papel mais forte na sociedade e ocupar postos que antes eram lhes negado. Para saber mais sobre a pílula anticoncepcional para a prova de Residência, acesse o Blog da Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.