MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Herpes zóster: novo imunizante para o vírus que afetou Justin Bieber chega ao Brasil

Acometido por síndrome rara, Justin Bieber sofreu paralisia facial causada pelo vírus da herpes zóster. Imunizante já pode ser adquirido no Brasil

Caso Justin Bieber - foto mostra cantor deformado | Foto: Divulgação
Caso Justin Bieber - foto mostra cantor deformado | Foto: Divulgação - Divulgação JC Concursos

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/06/2022, às 22h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No último dia 10, o cantor Justin Bieber dividiu com o mundo que havia sido diagnosticado com a síndrome rara de Ramsay Hunt. No relato, o cantor mostra parte de seu rosto paralisado, em decorrência da doença. O que pouca gente sabe é que o vírus que acometeu Bieber, desenvolvendo essa síndrome rara, é o mesmo responsável pela catapora, da classe da herpes zóster.

O varicella-zóster, vírus responsável pela síndrome de Ramsay Hunt, também é o causador da herpes zóster, infecção que se apresenta na forma de lesões na pele que podem causar dor. O patógeno é da família dos herpesvírus e fica alojado no organismo após sua primeira manifestação (catapora) que, na maioria dos casos, acontece na infância.

Apesar de acometer, geralmente, pessoas acima de 50 anos, o vírus varicella-zóster pode ser reativado no organismo adulto, a partir de condições de estresse, de queda da imunidade ou com a realização de transplantes. Se não for tratada, a doença pode causar sérias complicações que afetam as terminações nervosas dos olhos, ouvidos e rosto, levando à paralisia, perda de audição e visão, alguns dos sintomas apresentados por Justin.

+++ Juíza que negou aborto a menina vítima de estupro será investigada pela justiça

Imunizante da herpes zóster está disponível no Brasil na rede privada

Durante a pandemia, o país teve um aumento de 35,4% de notificações de herpes zóster. Diante disso, começa a ser aplicado neste mês o novo imunizante para a doença conhecida popularmente como cobreiro. O Brasil já contava com um imunizante disponível no SUS para a herpes zóster, mas o diferencial da vacina Shingrix é que ela pode ser aplicada em pacientes com o sistema imunológico fragilizado, que têm maior predisposição a contrair a infecção.

+++ Aborto no Brasil: juíza obriga criança de 11 anos a manter gravidez após estupro

Com eficácia acima de 90%, a vacina Shingrix também protege da neuralgia pós-herpética, situação grave da herpes zóster. Apesar do cenário otimista com relação ao imunizante, um contrafator é o preço de comercialização do produto. Cada dose da vacina custa cerca de R$ 843, podendo variar por região. As duas doses necessárias para completar a imunização custarão mais de R$ 1.680,00.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mylena Lira

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.