A incorporação do remédio para covid no Sistema Único de Saúde está no processo de consulta pública. Conheça o medicamento e saiba como participar da votação
A pandemia de covid-19 desafiou o mundo diante da necessidade de respostas rápidas à infecção viral que se espalhava rapidamente pelo planeta. Uma das respostas buscadas incessantemente pela comunidade científica de saúde e pela população em geral foi em relação ao tratamento da doença, além da vacina. Agora, depois de altos e baixos, o Ministério da Saúde quer integrar um novo remédio para covid ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A covid-19 é uma síndrome respiratória aguda grave, resposta a uma infecção provocada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2). Desde o surgimento do novo vírus no mundo, no final de 2019, ele foi responsável por matar mais de 6 milhões de pessoas e contaminar mais de meio bilhão. Só no Brasil quase 700 mil pessoas morreram por sua causa e outras 31 milhões ficaram doentes.
Em reação à pandemia que já dura mais de dois anos, o Ministério da Saúde incorporou ao SUS, em março deste ano, o medicamento baricitinibe, recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). O medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Conitec é o órgão que realiza consultas públicas para decidir se insere, exclui ou altera algum medicamento ou tecnologia do SUS. O baricitinibe é um medicamento utilizado no tratamento de artrite reumatoide e dermatite atópica. No caso da covid, o medicamento é utilizado em adultos que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal.
LEIA TAMBÉM
+++ Brasil no Mapa da Fome: como a falta de comida pode levar à morte?
A Conitec está realizando uma nova consulta pública para decidir se vai incorporar um novo remédio para covid-19 ao Sistema Único de Saúde. Você pode participar da chamada, votando pela inclusão ou não do medicamento ao SUS. Para isso, é importante consultar o relatório produzido pela comissão, a fim de esclarecer a sociedade sobre a droga. Após a análise, é possível votar na consulta por meio deste link.
A consulta pública é para incorporação do tocilizumabe ao SUS. Caso seja aprovado, os pacientes adultos hospitalizados com covid-19 devem receber o tratamento com este remédio. O medicamento é utilizado convencionalmente no tratamento de doenças reumatológicas, como artrite e arterite. O tocilizumabe age inibindo a interleucina, proteína que causa inflamação crônica, associada a maior gravidade de mortalidade por covid-19.
O medicamento ainda não é aprovado pela Anvisa para o tratamento de covid-19, apenas para uso off-label (expressão que indica que o medicamento é utilizado em outras situações que não estão explícitas na bula). Segundo o Ministério da Saúde, o tocilizumabe pode reduzir a duração ou gravidade da covid, em pessoas hospitalizadas, além de controlar doenças inflamatórias decorrentes da infecção por coronavírus, bem como desordens do sistema imunológico. A consulta pública segue até dia 1º de agosto.
Vai se preparar para a Residência Médica e quer saber como é a anatomia funcional do fígado? Pois, temos aqui a dica perfeita! O Blog Medcel tem conteúdos essenciais para você se dar bem na prova de R1. Você pode conhecer esse e diversos outros assuntos da área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.