A novidade foi anunciada em um evento na Índia. A empresa pretende usar modelos de Inteligência Artificial capazes de decifrar caligrafias difíceis de ler
A maioria dos brasileiros já teve dificuldades de entender o que foi escrito em receitas médicas. Mesmo que a tecnologia tenha ajudado muitos profissionais de saúde nesse quesito com o auxílio da impressão de receitas, o problema ainda persiste em algumas situações. Pensando nisso, o Google está desenvolvendo uma tecnologia que promete traduzir a famosa “caligrafia do médico”.
A novidade foi anunciada em um evento na Índia. A empresa pretende usar modelos de Inteligência Artificial (IA) capazes de decifrar caligrafias difíceis de ler para se concentrar em notas e prescrições escritas por médicos.
A tecnologia, que será integrada ao Google Lens, também poderá ser utilizada para documentos antigos, danificados e mal escritos, e sua aplicação poderá auxiliar o cotidiano e contribuir para o avanço da pesquisa bibliográfica. Até agora, o Google demonstrou a capacidade da ferramenta de detectar medicamentos prescritos de forma manual.
+++ Brasil registra mais de 40 mil casos de Covid-19 em 24 horas; uso de máscara é recomendado
LEIA TAMBÉM
O Google Lens é uma ferramenta multifuncional de reconhecimento de objetos com inteligência artificial, que é usada para detectar produtos, espécies vegetais ou animais, além de traduzir idiomas.
Recentemente, o Google Lens passou a substituir o Google Tradutor no modo câmera, que consegue traduzir textos em diversos idiomas em 100 milissegundos. Sobre o programa para decifrar a caligrafia dos médicos, a empresa disse que ainda há muito trabalho a ser feito antes que o sistema esteja pronto para o mundo real.
A expectativa é alta para a disponibilização do recurso, pois ninguém deve arriscar comprar o remédio errado por causa da caligrafia feia de alguns profissionais de saúde.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.