MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Residência Médica da Marinha: confira a data prevista para o processo seletivo

O processo seletivo é para admissão aos Programas de Residência Médica (PRM) do Hospital Naval Marcílio Dias em 2022. São 59 vagas para diversas especialidades

Médicas da Marinha em laboratório
Médicas da Marinha em laboratório - Marinha do Brasil

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/07/2022, às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O edital para o processo seletivo de admissão aos Programas de Residência Médica (PRM) do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) foi lançado nesta terça-feira (26). A seleção vai contar com a organização da Diretoria de Saúde, com o apoio do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM).

Serão ofertadas 59 vagas, em programas de Residência Médica de diversas especialidades. São elas: anestesiologia (2); clínica médica (6); cirurgia geral (2); infectologia (1); dermatologia (3); ginecologia e obstetrícia (3); neurologia (3); oftalmologia (4); ortopedia e traumatologia (5); otorrinolaringologia (2); patologia (2); pediatria (2); psiquiatria (3); radiologia e diagnóstico por imagem (2); cardiologia (3); gastroenterologia (3) e geriatria e gerontologia (2); cirurgia plástica (2); urologia (2); coloproctologia (2) cirurgia vascular (1); ombro e cotovelo (2); R3 em angiorradiologia e cirurgia endovascular (1); e cirurgia de mão (1).

Algumas especialidades possuem acesso direto, outras exigem pré-requisito em outras especialidades, como: clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e traumatologia, cirurgia vascular e traumatologia ou cirurgia plástica. No ato da inscrição, os candidatos devem optar por um Programa de Residência Médica, não sendo possível alterar a escolha após a candidatura. Os programas terão duração de um a três anos.

Quando serão as inscrições?

O período de inscrições está previsto para acontecer das 08h do dia 22 de agosto de 2022 até às 23h59 do dia 05 de setembro de 2022. O valor da taxa vai ser de R$200. A inscrição deve ser realizada exclusivamente no Brasil, pela internet, por meio do site Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha: www.ingressonamarinha.mar.mil.br/

Como serão as provas?

Previsto para acontecer no dia 05 de novembro deste ano, o exame vai contar com Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais, com caráter eliminatório e classificatório. Para os candidatos inscritos nos PRM com acesso direto, sem exigência de especialização, a prova vai ser única e terá 50 questões de múltipla escolha. Já para os candidatos de outras especialidades, as provas deverão acontecer de modo específico para cada exigência.

Para participar é necessário ser brasileiro nato e estar registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), se já formado. Candidatos graduandos em Medicina, com formação prevista para até 28 de fevereiro de 2023, também poderão participar da seleção. Os programas estão previstos para iniciarem no começo de 2023. Confira o edital para mais informações.

+++ Mau hálito? Conheça alimentos aliados da sua saúde bucal

Quais as diferenças entre Especialização e Residência Médica?

‍As duas modalidades são constantemente confundidas, já que podem levar ao mesmo objetivo comum, com vantagens diferentes. Em resumo, em uma o médico conquista o título de especialista e, na outra, um importante diploma acadêmico. Mas, afinal, o que você precisa saber sobre cada modalidade? No Blog Medcel você encontra a resposta para as diferenças entre especialização e residência médica e de outras tantas perguntas. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.