MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mau hálito? Conheça alimentos aliados da sua saúde bucal

Alguns alimentos podem ser responsáveis pelo mau hálito, outros podem ajudar a combatê-lo. Confira simples maneiras de resolver o problema

Mulher exalando ar pela boca com a mão na frente
Mulher exalando ar pela boca com a mão na frente - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/07/2022, às 08h30 - Atualizado às 08h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um hálito desagradável pode ser motivo de constrangimento para muita gente, tanto para quem tem, quanto para quem sente. Também conhecido como halitose, o mau hálito pode ter uma série de causas associadas, muito além de uma má higiene bucal. Sabe aquela frase: “você é o que você come?” Pois é, nunca fez tanto sentido. Alguns alimentos são responsáveis pelo mau odor da boca, outros, podem ajudar a superar isso.

A Associação Brasileira de Halitose (Abha) aponta a estimativa de que cerca de 30% da população brasileira conviva com a alteração desagradável do hálito. Apesar de não ser considerada uma doença, a halitose pode indicar a presença de um fator patológico. Alguns destes são:

  • Infecções respiratórias;
  • Inflamação nos paranasais (seios nasais);
  • Problemas em vias aéreas, como adenóides, rinites e sinusites;
  • Inflamação nos pulmões ou na garganta;
  • Diabetes;
  • Algumas doenças do fígado ou renais;
  • Doenças da gengiva.

Além disso, condições como tabagismo; uso de enxaguante bucal à base de álcool; saburra na língua; má escovação; cáseos amidalianos; uso de bebida alcoólica e estresse podem contribuir para o surgimento da halitose. Diante das possibilidades, podemos conhecer alimentos que, por diversos fatores, podem auxiliar na limpeza dos dentes ou na capacidade de regular o sistema digestivo.

+++ Sintomas de gravidez: conheça 15 sinais iniciais de uma gestação

Alimentos que combatem o mau hálito

Por ser a principal cavidade que liga ao estômago, a boca pode acumular restos de alimentos que, se deixados ali, podem desenvolver halitose. Nesse sentido, alguns alimentos funcionam como “detergentes” bucais. Isso mesmo! Por fatores como textura ou propriedades antibacterianas, por exemplo, eles atuam no processo de digestão e na limpeza da boca, ajudando a eliminar bactérias que causam o mau hálito.

Conheça alguns dos alimentos aliados da saúde bucal:

  • Limão: o suco dessa fruta pode proporcionar um bom enxaguante bucal natural, já que possui ação adstringente e ajuda a eliminar bactérias da boca. Quando ingerido, ele também tem ação no sistema digestivo que pode impedir a formação de placas nos dentes. É capaz ainda de regular o funcionamento do intestino, diminuindo a produção de gases que causam mau hálito.
  • Boldo, gengibre e hortelã: o chá dessas hortaliças auxiliam na digestão e podem atuar na melhora da halitose, evitando o mau odor ocasionado pela má digestão.
  • Maçã, cenoura e pepino: são alimentos que possuem uma textura porosa e, por isso, ajudam a limpar os dentes e a língua, eliminando placas bacterianas.
  • Iogurte natural e sem açúcar: é responsável por diminuir o alto teor de gás sulfídrico presente no nosso organismo, uma das principais causas do mau hálito. Além disso, as bactérias probióticas presentes no iogurte atuam como uma barreira protetora para a boca.

Por fim, uma das maiores aliadas do nosso organismo: a água. Uma das causas da halitose é a boca seca, causada pela baixa salivação. Beber muita água durante o dia ajuda a resolver este problema, estimulando as glândulas salivares e reduzindo o mau hálito.

+++ Novo remédio para covid pode chegar ao SUS; veja qual

Manobra de Kocher: o que é?

Vai estudar para a prova de Residência Médica e não sabe o que é a Manobra de Kocher? Pois, não vacile. O Blog Medcel preparou um conteúdo rico em informações sobre o assunto, para te colocar à frente dos concorrentes e mais próximo do seu objetivo. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.