A residência médica é a etapa que vai garantir ao médico o título de especialista em uma das diversas áreas da profissão. Veja os primeiros passos na carreira de medicina
Com um dos cursos mais concorridos nas universidades públicas e com as mensalidades mais altas da rede privada de ensino superior, a carreira de medicina se mostra bastante promissora no Brasil. São seis anos de graduação, mais pós-graduação e residência médica. E é sobre esta última que vamos falar, para ficar por dentro de tudo sobre os primeiros passos na carreira de medicina.
Após concluir a graduação em medicina e estar devidamente assinado no Conselho Regional de Medicina (CRM), o médico já estará apto a atuar na área. Porém, este profissional só poderá exercer, por enquanto, a função de generalista, aquele que não tem uma especialização específica.
+ Blog da Medcel: tudo o que você precisa saber sobre residência médica
Para garantir o título de médico especialista é necessário ingressar em um dos programas de residência médica, executados por diversas instituições de ensino e saúde, como hospitais das redes privada e pública e hospitais universitários. Existem uma gama variada de especialidades médicas e algumas são pré-requisitos para outras.
LEIA TAMBÉM
+++ Residência médica: Hospital e Maternidade Octaviano Neves está com seleção aberta
A residência médica é um período de aprendizado prático, com muito trabalho e longos expedientes, já que o residente atua por 60 horas semanais, realizando atendimento em plantões, emergências e ambulatórios de especialidades e também acompanha pacientes internados.
Para isso, é necessário estar atento aos editais de residência médica que oferecem diversos tipos de programas. Aliás, existem as modalidades de acesso direto e pré-requisito. A primeira não existe residência prévia, já a segunda requer que o médico já possua uma formação.
+ Qual o melhor momento para fazer Residência Médica?
A média de duração dos programas de residência médica é de 2 anos, mas varia de 3 até 5 anos de duração, como é o caso da área de Neurocirurgia, uma das mais disputadas do Brasil. A especialidade mais procurada na residência médica é, justamente, a Clínica Médica, área que é pré-requisito para diversas outras.
Os concursos para ingresso em programas de residência médica são tão concorridos quanto o vestibular em medicina e requerem organização e muita dedicação. As seleções geralmente contam com prova objetiva e análise curricular, mas podem ter a etapa de entrevista, mesmo que menos comum de ocorrer. Uma boa forma de conhecer o processo seletivo é conferindo provas de residência médica já aplicadas.
Os médicos residentes ainda podem contar com uma bolsa mensal que, atualmente, está no valor mínimo de R$ 4.106,09 e é paga pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde. O pagamento está sujeito a descontos previdenciários e tributários. Saiba mais sobre residências médicas aqui no JC.
+++ ENARE 2023: inscrições abertas para 4 mil vagas em Residência Médica, Uni e Multiprofissional
As duas modalidades são constantemente confundidas, já que podem levar ao mesmo objetivo comum, com vantagens diferentes. Em resumo, em uma o médico conquista o título de especialista e, na outra, um importante diploma acadêmico. Mas, afinal, o que você precisa saber sobre cada modalidade? No Blog da Medcel você encontra a resposta para as diferenças entre especialização e residência médica e de outras tantas perguntas. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.