MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Uso de máscaras em aviões não será mais obrigatório; Anvisa manteve alguns protocolos

As medidas entram em vigor após a publicação no Diário Oficial da União. Veja os protocolos mantidos pela Anvisa em aviões e aeroportos

Anvisa informou em documento que a atual situação epidemiológica permite uma atualização de algumas das medidas
Anvisa informou em documento que a atual situação epidemiológica permite uma atualização de algumas das medidas - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/08/2022, às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O uso de máscaras em aviões e aeroportos não será obrigatório. Após dois anos em vigor, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (17) por unanimidade a extinção da exigência de equipamentos de proteção em voos no Brasil. Embora esse compromisso tenha terminado, o uso de máscaras e o distanciamento social ainda são recomendados como medidas para reduzir o risco de transmissão da Covid-19.

A medida foi aprovada por cinco diretores da agência: o palestrante Alex Machado Campos; Daniel Pereira; Romison Rodríguez Motta; Meiruze Sousa Freitas e o presidente-executivo da Anvisa, Antônio Barra Torres. Mesmo com o fim da obrigatoriedade das máscaras, uma série de protocolos em vigor desde o início da pandemia de Covid-19 foi mantida.

+++Pesquisa da Fiocruz aponta benefícios do Reiki para a saúde mental

Veja os protocolos mantidos pela Anvisa em aviões e aeroportos

A Anvisa informou em documento que a atual situação epidemiológica permite uma atualização de algumas das medidas de higiene introduzidas em 2020, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. “Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”. Os aeroportos e companhias aéreas continuarão a cumprir as seguintes medidas:

  • disponibilização de álcool em gel;
  • avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis;
  • procedimentos de limpeza e desinfecção contínuas;
  • sistemas de climatização;
  • desembarque por fileiras.

Vários países, incluindo Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal, já não exigem máscaras nos aeroportos e nos aviões. Em maio, a Anvisa liberou o serviço de bordo e autorizou o uso da capacidade máxima de passageiros nos aviões, mas manteve o uso de máscaras nos aviões e em áreas restritas dos aeroportos.

As medidas entram em vigor assim que forem publicadas no Diário Oficial da União.

*com informações da Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.