MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vitamina B-12 cura Covid? Veja o que aponta estudo da Fiocruz

Um estudo da Fiocruz constatou que a vitamina B-12 regula o processo inflamatório da infecção por coronavírus. Saiba se a vitamina realmente cura Covid

Pesquisadores da Fiocruz
Pesquisadores da Fiocruz - Divulgação

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/08/2022, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais verificou que a vitamina B-12 ameniza processos inflamatórios provocados pelo coronavírus. O resultado das análises preliminares foi otimista e deve seguir para verificar se a vitamina B-12 realmente cura Covid.

Na pesquisa foram recrutados pacientes com Covid-19 que estavam em tratamento com corticoides há 11 dias, hospitalizados com as formas grave e moderada da doença. Foram coletadas amostras de sangue destes pacientes, comparadas às amostras de sangue de pessoas saudáveis e sem covid, voluntárias no estudo. A intenção foi verificar como os genes de cada grupo se comportavam diante dos leucócitos, células de defesa do nosso organismo.

Estudos anteriores apontaram que a Covid-19 interfere na metilação dos genes inflamatórios dos leucócitos. A metilação é um processo bioquímico essencial na regulação da saúde e caso o metil fique escasso ou a metilação seja interrompida no organismo, pode levar ao adoecimento. É disso que o coronavírus se aproveita para desenvolver casos graves da doença. Assim, o estudo da Fiocruz, de forma pioneira, verificou que, com a administração da vitamina B-12, era possível regular a atividade desses genes, fazendo com que o organismo do doente ficasse parecido ao do saudável.

+++ RJ vai abrir novo posto de teste da varíola dos macacos; veja onde

Saiba se a vitamina B-12 realmente cura Covid-19

De acordo com o estudo da Fiocruz MG, a vitamina B-12 aumenta o fluxo da via de aminoácidos sulfurados, que favorece a produção de metil, essencial para a saúde. Com o aumento da produção do metil, é maior a capacidade do organismo de regular o processo inflamatório gerado pelas formas moderada e grave da Covid-19.

Exemplificando, o coordenador do estudo, Roney Coimbra, detalha que “é como se tivéssemos um trilho de trem e colocássemos muitos obstáculos nesse trilho para impedir a passagem do trem. No nosso caso, a linha férrea seria o gene, os obstáculos seriam o metil, e o trem seria a máquina enzimática que nossa célula usa para fazer a leitura do DNA. Ou seja, quanto mais metil nos genes, menos a máquina enzimática consegue expressar os genes inflamatórios e, com isso, é possível controlar a inflamação”.

Segundo o estudo, a vitamina B-12 ameniza um quadro conhecido como tempestade inflamatória, quando ocorre uma resposta excessiva do sistema de defesa organismo. A vitamina B12 atua, então, como um regulador dessa tempestade, quando aumenta a produção da molécula que gera o metil, que é capaz de desarticular os genes que provocam a inflamação da Covid-19.

No entanto, o coordenador do estudo ressalta que ainda é necessária a realização de um estudo clínico, diretamente no organismo humano, já que o ensaio foi feito apenas nas amostras sanguíneas. Ele lembra também que não se deve tomar a vitamina como medida de prevenção, por conta própria, pois o estudo só verificou a regulação do processo inflamatório em situações alteradas pela doença.

*com informações da Fiocruz

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.