Tudo Sobre

Empregos Financiamento

Fies abre hoje inscrições para não-bolsistas

Têm início hoje, dia 30, as inscrições para estudantes não-bolsistas que desejam financiar as mensalidades...



Redação
Publicado em 30/03/2009, às 10h41

Têm início hoje, dia 30, as inscrições para estudantes não-bolsistas que desejam financiar as mensalidades de curso de graduação, referentes a esse semestre, por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O prazo de inscrições para os bolsistas beneficiados pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) foi prorrogado pelo Ministério da Educação até o dia 24 de abril. Esses estudantes que recebem bolsas parciais de 50% ou bolsas complementares, e que desejam firmar contrato com o Fies, têm prioridade na concessão de financiamento.

Inscrições – O prazo se encerrará no dia 17 de abril. Os interessados encontrarão o formulário de inscrição no site do Fies: www3.caixa.gov.br/fies. No mesmo site, é necessário que o aluno faça a simulação do financiamento para obter o valor das prestações. Após preenchido o formulário, este deve ser impresso em duas vias e entregue na instituição de ensino em que o estudante está matriculado.

Requisitos – Para participar, é necessário estar matriculado regularmente em curso superior de instituição particular. Vale lembrar que é necessário que tal instituição esteja relacionada entre aquelas que aderiram ao Fies neste ano e que tenha avaliação positiva no MEC, com nota igual ou superior a 3 no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Resultado – No dia 20 de abril, será divulgada a relação de estudantes não-bolsistas inscritos no programa. A pontuação para classificar os candidatos ao financiamento é baseada em critérios socioeconômicos.

A lista dos classificados em primeira chamada está prevista para o dia 24 subseqüente e as entrevistas com os convocados serão realizadas entre 27 de abril e 8 de maio. No dia 18 de maio, haverá mais uma lista de convocação, cujos aprovados deverão se submeter às entrevistas até o dia 29 do mesmo mês. As assinaturas de contrato se darão entre 4 de maio e 5 de junho.

Financiamento – Para obter o financiamento, os estudantes aprovados na entrevista, juntamente com seus responsáveis legais (caso seja menor de idade e não-emancipado), o fiador e o cônjuge do fiador, devem assinar um Contrato de Abertura de Crédito com a Caixa Econômica Federal.

Atualmente, para os contratos do Fies, fixa-se a taxa de juros em:

a) 3,5% ao ano, capitalizada mensalmente, relativa a cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos superiores de tecnologia;

b) 6,5% ao ano, capitalizada mensalmente, relativa aos demais cursos.

O programa – O Fies é uma iniciativa do governo federal e foi criado há 10 anos com o objetivo de financiar o curso superior de estudantes que não tenham condições de arcar com as mensalidades integralmente.

Lygia Roncel

+ Resumo Empregos Financiamento

Financiamento
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

30/03/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas