MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Seleção Pública de Estagiários se dará dia 18

No próximo dia 18 de março, será realizada a prova referente à Seleção Pública de Estagiários da Prefeitura...

Redação
Publicado em 09/03/2007, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No próximo dia 18 de março, será realizada a prova referente à Seleção Pública de Estagiários da Prefeitura de Santo André, cidade do ABC paulista. O exame será realizado no referido município, a partir das nove horas, sendo composto por 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades (ver Conteúdo Programático a seguir).

Conteúdo Programático

As questões da prova serão baseadas no seguinte Conteúdo Programático:

Língua Portuguesa: Interpretação de texto; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem; Vozes verbais: ativa e passiva; Colocação pronominal; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Crase; Sinônimos, antônimos e parônimos; Sentido próprio e figurado das palavras;

Matemática: Operações com números reais; Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum; Razão e proporção; Porcentagem; Regra de três simples e composta; Média aritmética simples e ponderada; Juro simples; Equação do 1.º e 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; Sistemas de medidas usuais; Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de pitágoras; Raciocínio lógico; Resolução de situações-problema;

Atualidades: Acontecimentos marcantes no cenário cultural, político, científico, econômico e social, no Brasil e no mundo; Organismos internacionais: ONU, agências especializadas da ONU, OEA, Mercosul e Integração Latino-Americana; Análise dos principais conflitos mundiais da era contemporânea; Processo de Globalização da Economia e seus efeitos no mercado e realidade brasileira; Principais movimentos sociais brasileiros: Contestado, Ligas Camponesas, Canudos, MST; A Reforma agrária brasileira nos últimos dois governos; Reforma da Previdência Social e a resistência sindical; O Nordeste brasileiro: contexto nacional, atividades econômicas, contrastes sub-regionais, a ‘indústria da seca’, as características das regiões naturais do Nordeste e a transposição das águas do Rio São Francisco; Questões relacionadas ao desemprego, a miséria e a saúde brasileiras. Inflação e Deflação no Brasil. A invasão dos Estados Unidos no Iraque e a reestruturação do seu sistema político; Fundo Monetário Internacional - FMI e o pagamento dos juros das dívidas externas; Programa de microcrédito concedido pela Caixa Econômica Federal; A auto-gestão e o cooperativismo como caminhos de geração de emprego e renda.

Classificação

Os resultados finais de classificação serão afixados, em data a ser definida, no Térreo III do prédio da Prefeitura de Santo André, situada à Praça IV Centenário, n.º 1 – Centro – Santo André, sendo também disponibilizados nos sites www.vunesp.com.br e www.santoandre.sp.gov.br.

A classificação será por área de estágio apresentada, em ordem decrescente de nota final, e os candidatos enumerados em duas listas classificatórias, sendo uma geral, com relação de todos os candidatos aprovados, e outra especial para os candidatos portadores de deficiência, quando for o caso. O gabarito será divulgado no dia 20 de março nos endereços citados acima.
Na hipótese de igualdade de nota final, terão preferência, sucessivamente, os candidatos:

* que obtiverem maior pontuação na prova de Atualidades;
* casados ou viúvos, com maior número de filhos menores;
* solteiros, com maior número de filhos menores;
* de estado civil casado;
* com idade mais elevada.

Outras informações

O Processo Seletivo de Estagiários da Prefeitura de Santo André oferece um total de 291 vagas de estágio (mais aquelas que venham a ser abertas durante o prazo de validade desse concurso, que é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de sua homologação).
A prova do próximo dia 18 terá duração de três horas. Os candidatos deverão comparecer ao local de exame com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado, munidos de caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto n.º 02, borracha, comprovante de inscrição (cartão de identificação) e original da cédula de identidade ou outro documento original comprobatório de identidade (com foto). Não serão aceitos protocolos ou cópias dos documentos citados ainda que autenticados.
Mais informações podem ser obtidas por meio do Disque Vunesp - (11) 3874-6300. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

(R.J.)

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Santo André

Santo André
Vagas: 291
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

18/03/2007 Prova Adicionar no Google Agenda
20/03/2007 Divulgação do Gabarito Adicionar no Google Agenda
17/03/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.