Banco Central prevê crescimento de 4,5% do PIB em 2021. Entenda

Previsão de crescimento de 4,5% do PIB em 2021 acontece depois da desaceleração causada por novas variantes da Covid-19 e alta inflação no país

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 12/02/2022, às 20h46

JC Concursos - Divulgação

O Banco Central (BC) prevê crescimento de 4,5% do PIB, de acordo com informações prestadas pela instituição nesta sexta-feira (11) o Índice de Atividade (IBC-Br) subiu 4,5% em 2021, após uma queda de 4,05% em 2020, ano do início da pandemia. A instituição financeira projeta uma desaceleração no cenário de alta de juros, incerteza política e novas variantes da Covid-19.

A previsão do BC para o PIB (Produto Interno Bruto) contribui para avaliação do ritmo econômico do país porque serve como termômetro e dá projeções sobre o futuro da situação financeira do Brasil. Embora o PIB só seja divulgado em março pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão de crescimento apontada pelo BC é de 4,5%. 

+ Atividade econômica cresce mais de 4% em 2021, mesmo com inflação alta

QUAL A SUA AVALIAÇÃO SOBRE O GOVERNO ATUAL?

— Jornal dos Concursos | JC Concursos (@jcconcursos) February 10, 2022

Entenda como é feito o cálculo de previsão do BC

O crescimento de 4,5% do PIB é calculado ao incorporar estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Após a pandemia, a atividade econômica no país passou por altos e baixos em 2021, cenário impulsionado pelas variantes da Covid-19. 

Logo no início do ano, a segunda onda do vírus prejudicou o setor de serviços, embora tenha impulsionado o agronegócio, que foi beneficiado pela alta das commodities e do dólar. O cenário econômico foi se retomando aos poucos com a ampliação da vacinação, mas foi tendo que enfrentar problemas como a alta inflação e a falta de insumos na indústria.  

O que impulsionou a previsão de alta? Saiba mais 

A alta do PIB foi impulsionada pelos resultados obtidos pela economia em dezembro, quando foi observada uma alta consecutiva nos índices pelo BC, de 0,33%. Já em novembro, o aumento foi de 0,51%. Nos dois meses citados, o índice da atividade calculada pelo BC passou de 139,27 pontos para 139,73 pontos na série dessazonalizada. 

A previsão para esse ano, de acordo com o BC é um crescimento de 1% para o PIB, com desaceleração da atividade por conta de surpresas que podem ser negativas e o aumento do risco fiscal por conta do pleito eleitoral em 2022. No caso do mercado financeiro, é esperado um crescimento ainda maior, em 0,30% para o PIB deste ano. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Sociedade Brasil

Leia também

Conheça as quatro capitais com aluguel mais caro em janeiro
Conta digital em dólar com tarifa zero para transferências. Saiba como
Queiroga critica cobrança de passaporte da vacina para volta às aulas
Inflação Brasil em alta, PIB em baixa e juros nas alturas. Economia piora cenário para 2022
Previsão da inflação para 2022: economistas fazem nova projeção; Veja os números