Bittar anuncia adiamento do Renda Cidadã em busca de consenso

O Renda Cidadã estava previsto para ser anunciado hoje (07), mas o senador Márcio Bittar avalia que ideal é entregar uma proposta consensual na próxima semana

Redação   Publicado em 07/10/2020, às 11h15

None

Nesta quarta-feira (07), o senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento 2021 e da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Pacto Federativo, anunciou que a apresentação do modelo de financiamento do novo programa social Renda Cidadã, que deve substituir o Bolsa Família e o auxílio emergencial, será feita na semana que vem. De acordo com Bittar, ele ainda busca um consenso para entregar a proposta.

Em entrevista a Agência Senado, Bittar afirma que não vai mais especular sobre item (modelo de financiamento e valor do benefício do Renda Cidadã) nenhum. Ele ainda destaca que "é melhor gastar mais alguns dias" e apresentar um texto consensual.

O modelo de financiamento do Renda Cidadã é o principal obstáculo para que o programa social seja avaliado pelo Congresso Nacional. Inicialmente, o programa social seria financiado por recursos do Fundec (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e pelo uso de precatórios. No entanto, a proposta recebeu críticas de diversos setores da sociedade e desagradou o mercado financeiro.

O governo federal pretende unificar todos os programas sociais em apenas um, o Renda Cidadã. Além disso, a equipe econômica deseja aumentar o valor do benefício sem quebrar o teto de gastos. Por isso, Bittar avalia ser fundamental debater e buscar um consenso para o modelo de finaciamento do programa.

Após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na segunda-feira (5), o senador assegurou que a verba do programa não ultrapassará o teto, regra criada em 2016 para segurar as despesas públicas e que limita os gastos do governo à reposição da inflação. Sem aumento real para investir, soluções como o uso de dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ou dos recursos destinados ao pagamento de precatórios chegaram a ser cogitados, mas foram mal recebidos por parlamentares. 

As alternativas para bancar o Renda Cidadã provocaram atritos inclusive entre o ministro da Economia, Paulo Guedes e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Mas, na segunda-feira, eles anunciaram a retomada do diálogo. Para Bittar, a paz selada vai ajudar na construção do consenso. 

*trechos com reprodução Agência Senado

Leia também

Novo modelo de financiamento do Renda Cidadã deve ser anunciado amanhã (07)
Renda Cidadã 'é uma decisão de todo mundo' reforça Bittar
Após reunião com Guedes, Bittar afirma que 'Renda Cidadã respeitará o teto'
'Temos que resolver a solução fiscal para pensar em Renda Cidadã' afirma Maia
'Não tem de onde tirar' afirma Mourão sobre financiamento da Renda Cidadã