Os principais concursos públicos previstos para 2022 são para as áreas fiscal, segurança pública, jurídica, saúde, administrativa, educação e operacional
Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br Publicado em 07/01/2022, às 12h04
Após um 2021 cheio de suspensões e cancelamentos de concursos públicos, o ano de 2022 promete ser o tempo da retomada de contratações em órgãos estatais. De acordo com o PLOA 2022 (Projeto de Lei Orçamentária Anual), 73.640 vagas devem ser preenchidas em processos seletivos, um aumento de 27% em relação ao orçamento do ano passado.
Das 73.640 vagas indicadas no documento, 4.097 são para a criação de novos cargos e 69.543 para provimentos, por meio de convocação de aprovados e realização de novos certames.
O aumento da arrecadação colaborou para a enorme quantidade de oportunidades em concursos públicos. Segundo o Tesouro Nacional, 2021 conquistou o melhor resultado consolidado nas contas públicas dos últimos oito anos, com superávit esperado de R$ 5 bilhões.
Diante deste cenário do aumento do número de vagas em concursos públicos, o JC Concursos fez um levantamento sobre os principais certames previstos para 2022. Há oportunidades para diversas áreas, mas podemos destacar a fiscal, segurança pública, jurídica, saúde, administrativa, educação e operacional.
Os postos para criação de cargos estão distribuídos da seguinte forma: poder Executivo - 1.129; poder judiciário - 1.957; Defensoria Pública da União - 1.011. De forma geral, a distribuição de vagas é a seguinte:
Confira quais são os principais concursos públicos previstos para 2022: Receita Federal; Instituto Nacional de Serviço Social (INSS); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar DF; Polícia Civil DF; Superior Tribunal de Justiça; Justiça Federal; Supremo Tribunal Federal; Justiça Militar da União; Justiça Eleitoral; Justiça do Trabalho; Justiça do Distrito Federal e Territórios; Conselho Nacional de Justiça; TRF 5; TRF 6; Ministério Público Federal; Ministério Público Militar; Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Ministério Público do Trabalho; Escola Superior do Ministério Público da União; Senado; USP; Prefeitura SP; Tribunal de Justiça do Estado (TJ SP); Ministério Público (MP SP); Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE SP); Área de saúde em São Paulo; Fundação Procon.