Contribuinte que precisa realizar a declaração anual do Imposto de Renda 2022 tem o auxílio de aplicativos que facilitam o procedimento. Veja 5 apps
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 02/03/2022, às 18h19
O contribuinte precisa ficar atento ao novo prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2022, que neste ano passou de 7 de março a 29 de abril. O prazo da liberação foi estendido neste ano por conta da paralisação dos servidores da Receita Federal, que atrasaram a liberação do programa, deixando o prazo do envio da declaração mais curto este ano. Conheça cinco aplicativos para ajudar na declaração do IRPF 2022.
Os lotes de restituição terão início em 31 de maio, divididos em cinco grupos mensais até 30 de setembro. A Receita tem aconselhado os cidadãos a separar os documentos essenciais para preencher a declaração, que conta com algumas novidades, como é o caso da possibilidade do cidadão pagar as cotas do Imposto de Renda 2022 via Pix, bem como também receber pelo mesmo sistema de transferência de valores instantâneo. No caso, os DARFs passarão a ser impressos com código de barras e QR Code para facilitar o pagamento via Pix.
+ Dedução de até R$ 2.275 no Imposto de Renda 2022. Saiba quem pode ser dependente
As tecnologias e o próprio sistema da Receita Federal tem contribuído para facilitar cada vez mais para quem precisa declarar rendimentos em 2021. Veja lista de aplicativos:
Você concorda com o valor de R$ 4,9 Bilhões, aprovado pelo Congresso Nacional, reservados para o Fundo Eleitoral?
— JC Concursos | Jornal dos Concursos (@jcconcursos) February 25, 2022
No caso do app Grana Capital, da fintech Grana Capital, ele é capaz de otimizar a gestão dos rendimentos para quem investiu na bolsa. A aplicação é capaz de importar os dados que são necessários para acertar as contas com o Fisco. Além de realizar os cálculos, computar pagamentos mensais e fornecer um relatório explicando como realizar o preenchimento.
O Fliper também ajuda os investidores a reunir em um único lugar todos os investimentos. Por ele, o usuário recebe os informes em suas contas cadastradas. Já o mycapital, oferece tanto uma consolidação dos investimentos quanto ajuda na gerência dos DARFs. Ele organiza todas as informações assim como faz o programa da Receita Federal.
O site Bússola do Investidor não possui app nas lojas de aplicativos, no entanto ele oferece uma boa interface para quem utiliza o navegador em seu smartphone. O endereço eletrônico permite que o usuário possa monitorar os impostos, que são calculados automaticamente, além de gerar as DARFs e fornecer o Relatório Auxiliar da Declaração Anual. O myProfit possibilita ao investidor calcular os impostos que incidem sobre as aplicações na Bolsa de Valores e ainda emitir DARFs que são referentes às negociações.
O contribuinte precisa ficar atento para saber se precisa realizar a declaração do Imposto de Renda 2022. Conheça regras:
A Receita Federal também anunciou um novo prazo para a entrega das declarações. Neste caso, passa a ser entre 7 de março e 29 de abril, e os lotes de restituição terão início em 31 de maio, divididos em cinco grupos mensais até 30 de setembro. Ao completar 100 anos da criação do Imposto de Renda no Brasil, também foram anunciadas algumas facilidades para este ano.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil