A ação entende que o governo federal não repassou os recursos em tempo hábil para apoiar o setor em 2022. Saiba como ter acesso aos recursos da Lei Paulo Gustavo
Pedro Miranda Publicado em 03/02/2023, às 20h25
A Lei Paulo Gustavo foi promulgada para fornecer assistência financeira a artistas e trabalhadores culturais afetados pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve por maioria de votos a prorrogação do repasse de recursos para o setor cultural até 31 de dezembro deste ano. Esses recursos estão previstos na Lei Paulo Gustavo.
Tomada durante julgamento virtual realizado nesta quinta-feira (2), a decisão do plenário foi aprovada pela liminar já concedida pela ministra Cármen Lúcia em dezembro do ano passado. A ministra atendeu a solicitação da Rede Sustentabilidade contra a Medida Provisória 1.135/2022.
A medida posterga o fornecimento do auxílio pela União ao setor cultural e de eventos devido ao impacto da pandemia de Covid-19. Essa MP havia sido suspensa pelo STF em novembro de 2022, mantendo a obrigatoriedade da aliança de transferir os recursos para o setor cultural dos estados e municípios.
No entanto, em ação, a Rede Sustentabilidade entende que o governo federal não repassou os recursos em tempo hábil para apoiar o setor em 2022. Nesse sentido, o Ministro STF aprovou o pedido de apoio financeiro ao longo de 2023.
+++ Saiba o que acontece se o benefício do PIS/Pasep não for sacado no prazo
As pessoas interessadas nos recursos da Lei Paulo Gustavo precisam seguir os seguintes passos:
É importante lembrar que as regras e procedimentos para receber o auxílio financeiro podem variar conforme a decisão do Ministério da Cultura. Recomenda-se verificar regularmente o site oficial do MinC para obter informações e atualizações do programa.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil