MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Saiba o que acontece se o benefício do PIS/Pasep não for sacado no prazo

PIS/Pasep 2023 pode ser usado para receber pagamentos anuais a partir de janeiro de cada ano. Como sacar o PIS/Pasep? Confira o passo a passo

Como sacar o PIS/Pasep? Confira o passo a passo
Como sacar o PIS/Pasep? Confira o passo a passo - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/02/2023, às 19h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O PIS/Pasep são dois programas de transferência de renda criados no Brasil para proporcionar benefícios aos trabalhadores com carteira assinada. O Programa de Integração Social (PIS) é voltado para trabalhadores da iniciativa privada e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é para funcionários públicos.

Ambos os programas são baseados no histórico de contribuições para a Previdência Social de cada trabalhador. O PIS/Pasep 2023 pode ser usado para receber pagamentos anuais a partir de janeiro de cada ano, e também pode ser usado para financiar projetos pessoais, como compra de imóveis, veículos, etc.

Caso as pessoas não saquem o benefício na data prevista, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil alertam que os trabalhadores devem solicitar o abono salarial por meio dos canais bancários. Além disso, é possível aguardar o início do novo calendário, desta vez de 2023, para que o benefício seja liberado.

+++ Mais de 2 milhões de pessoas podem perder benefício do Bolsa Família; saiba o que fazer

Como sacar o PIS/Pasep? Confira o passo a passo

Para solicitar o Pasep, as pessoas podem entrar em contato pelo Alô Trabalhador 158 ou pelas agências do BB. No caso do PIS, a solicitação deve ser feita pela Caixa Econômica, pela mesma plataforma Alô Trabalhador 158 ou pelas agências do BB.

Para sacar o PIS/PASEP, siga os seguintes passos: verifique sua elegibilidade ao benefício; você deve ter um contrato formal com a empresa que contribuiu com o seu PIS/PASEP para ser elegível ao benefício.

Verifique se o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) está registrado. O NIT deve estar registrado na Caixa Econômica Federal (órgão responsável pelo pagamento do PIS/Pasep). Os benefícios podem ser recebidos nas agências da Caixa ou BB por meio do Internet Banking ou pelo aplicativo Caixa Tem.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.