Mais de 1 milhão esperam perícia do INSS; Veja medidas anunciadas para reduzir fila

Após quase dois meses de greve dos médicos peritos, a fila de espera por perícia do INSS tem mais de 1 milhão de pessoas. O exame é obrigatório para a concessão de diversos benefícios aos trabalhadores

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 27/05/2022, às 15h18

Divulgação

A greve dos servidores e dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou ao fim em 22 de maio, após quase dois meses. O saldo é 1,1 milhão de pessoas na fila de espera pela perícia do INSS. O exame pericial é obrigatório para a concessão de diversos benefícios aos trabalhadores, entre eles:

Para reduzir a demora por perícia, bem como agilizar os pedidos de benefícios em andamento, o Ministério do Trabalho e Previdência divulgou um plano de recuperação, que inclui três medidas, com o objetivo de normalizar os agendamentos em até 90 dias da implementação do plano. A realização de perícias extraordinárias, mediante pagamento de bônus de R$ 61,72, e mutirões para atender a população é a primeira ação.

A segunda medida visa atender localidades com escassez ou falta de médicos peritos, bem como com espera para perícia do INSS superior a 30 dias. Ela consistirá na publicação de portaria com regras para análise documental com base na conformação de atestados médicos para afastamentos de até 90 dias.

Por fim, foi anunciada a ampliação do uso da teleavaliação pericial. Um projeto piloto com o uso da telemedicina já foi implementado em 10 municípios, com população entre 10 e 15 mil habitantes, que não dispunham de perícia médica presencial. Adicionalmente, os grevistas vão repor os dias trabalhados.

+Fies: Prazo para renovar os contratos é prorrogado até o final do semestre; Confira

Remarcar perícia do INSS

Os segurados do INSS que não conseguiram realizar o exame pericial por conta da greve dos servidores deve reagendar para ser atendido. O procedimento deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Confira abaixo o passo a passo:

Para mais informações, os cidadãos podem ligar para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Apesar do reagendamento, o INSS considerará a data originalmente marcada como a data de entrada do requerimento, para evitar prejuízo financeiro aos segurados.

+Prazo para saque calamidade do FGTS de R$ 6.220 é ampliado em município. Saiba qual

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil