Nova CNH: 5 vantagens para renovar a habilitação

Documento da nova CNH estabelecido pelo Contran passa a valer a partir de 1º de junho de 2022; Confira as 5 vantagens para renovar a habilitação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 16/02/2022, às 21h03

Divulgação

Os motoristas agora contam com uma novidade. É que a partir do dia 1º de junho de 2022, passa a valer a nova CNH (Carteira de Habilitação) com a mudança estabelecida pela Resolução 886/2021 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Confira 5 vantagens para renovar habilitação

O documento passa a ser usado a partir da data prevista, mas à medida em que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via, além daqueles que tenham a necessidade de solicitar segunda via do documento físico, por perda ou extravio, alteração de dados, nova categoria ou até mesmo para a inclusão da inscrição para exercer atividade remunerada e outras situações. 

+ Atenção motoristas: nova CNH passa a valer em junho; entenda as mudanças

5 vantagens para renovar a nova CNH. Saiba como

O novo documento traz vantagens para os condutores que aderirem a nova CNH, confira algumas delas: 

Confira o modelo da Nova CNH:

Como o documento é novo tem a possibilidade de ser expedido tanto por meios físicos quanto digitais, uma vantagem que facilita na hora de apresentar o documento quando solicitado. A possibilidade de conter possíveis restrições médicas trará uma maior segurança para este público em eventos como acidentes. 

A inclusão do nome social, assim como já acontece no RG, para Travestis e Transexuais (femino e masculino) garante o direito para esse público e faz cumprir o Decreto Presidencial Nº 8.727/2016, que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal.

Confira mais mudanças na nova CNH

O novo documento ainda conta com as cores verde e amarelo em predominância e traz uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto para conduzir. A primeira coluna conta com a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono está habilitado para dirigir aquele modelo de veículo. 

A nova CNH ainda aponta se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra “P”, ou se já possui a CNH definitiva, com o uso da letra “D”. O modelo também mostra se o condutor utiliza o documento para trabalhar, além de manter o QR Code, que já está disponível em documentos emitidos a partir de 2017. No código, é armazenado todas as informações do documento, inclusive a fotografia, apenas não terá a assinatura do motorista. 

Documento essencial para exercer atividades profissionais 

A CNH costuma ser uma armadilha para candidatos desavisados aprovados em concursos. Já que, para algumas categorias profissionais, o documento torna-se essencial e costuma ser cobrado com frequência em alguns concursos públicos, bem como para o desempenho de algumas atividades laborais na iniciativa privada. 

Os motoristas que ainda têm o modelo anterior não precisam se preocupar, desde que o documento esteja na validade. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Sociedade Brasil

Leia também

Vale Gás já está na conta de beneficiários com NIS final 3. Saiba como sacar
Governo libera R$ 423 milhões para tratamento de sintomas pós-covid
Empresas de telemarketing obrigadas a fornecer programa de ginástica laboral. Entenda
Vítimas das chuvas em Petrópolis precisam de ajuda. Saiba como doar
INSS pagará revisão de benefícios em maio. Saiba como realizar a consulta