Em apenas dois dias de funcionamento da nova funcionalidade do Registrato, já foram resgatados R$900 mil esquecidos em bancos e instituições financeiras
JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 25/01/2022, às 21h21
O Banco Central disponibilizou para qualquer cidadão a possibilidade de ter acesso a um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras para verificar direito a recursos. A nova ferramenta, o Registrato, já pode realizar consultas referente a valores a receber.
De acordo com informações prestadas pelo Banco Central na noite desta terça-feira (25), em apenas dois dias de funcionamento da nova funcionalidade do Registrato, já foram resgatados R$900 mil esquecidos em bancos e instituições financeiras.
Dentre elas, em sua primeira fase, irá divulgar o valor de R$ 3,9 que podem ser devolvidos a proprietários de contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas.
Além daqueles que geraram cobranças indevidas de tarifas ou de obrigação de crédito com Termo de Compromisso assinado com o Banco Central, bem como de cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.
Para ter acesso ao sistema, o usuário precisa realizar algumas etapas para fazer o cadastro, veja lista:
São oito etapas para realizar o cadastro no site do Banco Central até conseguir ter acesso a consulta do Registrato. Acesse as etapas clicando aqui.
Após concluir o cadastro, o cidadão pode entrar no site do Registrato e consultar o histórico de relacionamento com instituições financeiras. Apenas é necessário usar o CPF e a senha criada para fazer login.
Em seguida, a página do Registrado irá oferecer as opções “Meus endividamentos”, “Meus relacionamentos financeiros” e “Minhas operações de câmbio”. Em cada um desses painéis é possível gerar um relatório.
Ao aceitar os termos de responsabilidade em cada painel, na tela o cidadão irá visualizar os relatórios gerados nos últimos seis meses. Há a opção de baixar o relatório de operações cambiais em arquivo PDF, embora o arquivo leve até dois dias úteis para ser fornecido.
O grande número de acessos fez com que o Banco do Brasil retirasse o sistema do ar, na noite de hoje (25). Ao todo, cerca de 79 mil pessoas já consultaram a ferramenta, gerando 8,5 mil pedidos de devolução de recursos.
*Com informações da Agência Brasil
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