É possível fazer a renegociação de dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito de forma 100% online. Saiba como participar e conseguir descontos, taxas de juros melhores e parcelamentos
Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 06/03/2022, às 12h15
Tem dívidas em atraso em bancos e instituições financeiras? Uma boa forma de regularizar a situação é paticipando do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o evento começa nesta segunda-feira (4) e vai até o dia 31 de março de 2022. E o melhor: nem precisa sair de cada para conseguir descontos, taxas de juros melhores e parcelamentos para renegociação de dívidas.
A variação percentual das famílias com dívidas e/ou contas em atraso, registrado em fevereiro, é a maior dos últimos 12 anos. Os dados são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ao todo, 27% dos lares estão endividados e 10,5% deles declarou não ter condições de pagar suas contas em atraso e, portanto, permanecerão inadimplente. Portanto, o mutirão chega em ótima hora para muitos consumidores.
Com a iniciativa do mutirão, a renegociação de dívidas poderá ser feita 100% online por meio do portal Consumidor.gov.br ou diretamente pelos canais digitais do seu banco. O vídeo abaixo, com duração de apenas 1 minuto e 20 segundos, indica o passo a passo para o procedimento no portal Consumidor.gov.br. Confira:
É possível fazer a renegociação de dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito. Não serão aceitas negociações de contratos que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis) ou que que estejam com as parcelas em dia. O último mutirão realizado pela Febraban, em novembro de 2021, renegociou mais de 1,7 milhão de contratos.
+Saque do FGTS poderá ser liberado para pagar dívidas, diz Paulo Guedes
São mais de 160 instituições financeiras participantes do mutirão. A partir do pedido, seja no portal Consumidor.gov.br ou no próprio banco, a empresa tem 10 dias para analisar o pedido e apresentar uma proposta. Veja a relação dos bancos que fazem parte da iniciativa:
Os alvos da campanha são dívidas em nome de pessoa física, que não possuem bens dados em garantia e que estejam em atraso junto a instituições financeiras. A consulta ao montante aberto para renegociação de dívidas pode ser feita também de maneira online, por meio da plataforma Registrado, do Banco Central.
O sistema permite puxar o relatório dos empréstimos e financiamentos em seu nome, suas contas bancárias, investimentos e chaves PIX, além de outras informações. Os dados são sigilosos e só podem ser acessados pela própria pessoa interessada. Olhe no vídeo abaixo como levantar quais dívidas estão pendentes de regularização:
*com informação da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil