MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PIS/PASEP: 1,9 milhão de contribuintes serão beneficiados. Veja lista

Um erro nos dados enviados pelas empresas provocou inconsistência nos cadastros de 2 milhões de trabalhadores, que inviabiliza temporariamente o pagamento do PIS/PASEP

PIS/PASEP: 1,9 milhão de contribuintes serão beneficiados. Veja lista
PIS/PASEP: 1,9 milhão de contribuintes serão beneficiados. Veja lista - Agência Brasil

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/03/2022, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Devido ao reprocessamento de dados do pagamento do abono salarial PIS/Pasep, o Dataprev divulgou que 1,9 milhão de cadastros apresentaram inconsistências e essas pessoas ainda podem receber o benefício trabalhista. 

Estes cidadãos ainda estão em análise e são cadastros que apresentaram informações incoerentes na RAIS - Relação Anual de Informações Sociais e estão em nova avaliação. Desta forma, um novo grupo de trabalhadores poderá ser beneficiado em breve.

A Dataprev relata que a consulta do resultado do reprocessamento será liberada no dia 16 de março. Os interessados poderão checar a situação no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no app Caixa Trabalhador ou na plataforma serviços do trabalho no Portal Gov.br.

De acordo com o governo federal, o problema foi causado pela inconsistência de dados da RAIS enviados pelas empresas. Assim, foi preciso fazer um novo processamento mais apurado de informações. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar pedidos de revisões adicionais.

+Quais são os critérios para receber o PIS/Pasep em 2022? Saiba se você tem direito

A Caixa já iniciou os pagamentos do abono salarial em 2022 referente ao calendário de 2020 no início de fevereiro. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores da iniciativa privada e o PASEP é depositado pelo Banco do Brasil aos servidores públicos.

PIS/Pasep: mais de 96% dos dados já foram concluídos 

A Dataprev informa que atingiu o índice de 96,5% de conclusão do processamento do Abono Salarial. Como citado no início do artigo, os outros 3,5% (1,9 milhão de CPFs) de cadastros apresentaram inconsistências na RAIS e estão em reprocessamento. 

Ao todo, foram analisados 55 milhões de CPFs que tiveram algum registro na RAIS ou no e-Social em 2020. Os resultados foram:

  • 22,7 milhões elegíveis a receber o benefício;
  • 30,4 milhões inelegíveis; e
  • 1,9 milhão com necessidade de processamento adicional (3,5% de cadastros).

Receberão os créditos, os trabalhadores considerados ‘habilitados/aptos’ nos canais oficiais. Antes de ir ao banco, o beneficiário deve verificar a sua situação nos canais oficiais acima.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.