MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Após declarações polêmicas, Podemos pode punir Arthur do Val, o Mamãe Falei

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, afirmou que a ucranianas são mais fáceis por serem pobres

Após declarações polêmicas, Podemos pode punir Arthur do Val, o Mamãe Falei
Após declarações polêmicas, Podemos pode punir Arthur do Val, o Mamãe Falei - Reprodução Youtube

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/03/2022, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), também conhecido na internet como Mamãe Falei, se envolveu em uma polêmica na noite da última sexta-feira. O parlamentar paulista, que é pré-candidato ao governo de São Paulo, viajou até a Ucrânia para acompanhar o conflito contra os russos e até teria ajudado a resistência ao produzir coquetéis molotov. 

Ele enviou um áudio a amigos em grupo do WhatsApp, elogiando a beleza das refugiadas ucranianas. Após isso, afirmou que pretenderia voltar ao Leste Europeu porque as mulheres são “fáceis” por serem pobres.

“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse Arthur do Val no áudio vazado. 

+Guerra na Ucrânia: Conflito pode aumentar preços dos alimentos e combustíveis no Brasil

Além disso, Mamãe Falei relatou que a fila dos refugiados da Ucrânia é superior, em relação a aparência, a qualquer “fila da melhor balada do Brasil na melhor época do ano”. Ele também apontou que a recepcionista do hotel onde ficou hospedado teria “dado em cima” dele. “Meu Deus, não é possível que isso esteja acontecendo”, exaltou o deputado. 

Podemos repudia fala de Arthur do Val e abre procedimento disciplinar

Por conta da repercussão negativa do vazamento do áudio, o Podemos decidiu abrir procedimento disciplinar interno contra ele por declarações sexistas sobre as mulheres ucranianas, refugiadas da guerra. O partido considerou as falas do deputado “gravíssimas e inaceitáveis”.

“Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”, informa o Podemos em nota. 

“O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”, encerra a nota.

Arthur do Val afirma que o “erro foi em um momento de empolgação”

O parlamentar se desculpou pelo conteúdo vazado no áudio, ao desembarcar em São Paulo, na manhã deste sábado (05). Ele ainda reforça que a fala foi “um erro em um momento de empolgação”.

“Não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação. A impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá, tinha um monte de gente, e eu falei 'quem quer vir comigo que eu vou comprar alguma coisa'. Não é isso. Eu fui pra fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa”, justifica-se. 

Mamãe Falei salientou que a “missão” da viagem foi em um contexto e o áudio que enviou para os amigos, depois que saiu da Ucrânia, foi em outro. “Não foi a melhor das posturas, mas é um áudio privado”, acrescentou.

*com informações da Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.