O Sistema Valores a Receber, do Banco Central, abriu hoje (7) a possibilidade de pedir o saque do dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras
Mylena Lira Publicado em 07/03/2023, às 13h43
O Sistema Valores a Receber, do Banco Central, abriu hoje (7) a possibilidade de pedir o saque do dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras. Cerca de 38 milhões de brasileiros e 2 milhões de empresas têm R$ 6 bilhões para receber. Porém, é preciso ter conta Gov.br de níveis Prata ou Ouro para ter acesso à grana.
Dá para subir de nível pelo aplicativo Gov.br, disponível para smartphones com sistema operacional Android ou iOS, ou pelo próprio portal. Uma fez logado, basta ir em "Privacidade" e selecionar "Selos de Confiabilidade".
Para conseguir subir ao nível prata é preciso realizar:
Para elevar ao nível ouro existem duas opções:
Também há a possibilidade de alterar o nível bronze pelo aplicativo Gov.br. Após fazer login com CPF e senha, escolha uma das opções, entre elas usar o login do seu banco ou seu certificado digital em nuvem.
+Idade mínima para laqueadura é reduzida; Veja as novas regras que entram em vigor hoje
Com a liberação do montante, o BC alerta que os cidadãos devem ficar atentos aos possíveis golpes. Desde janeiro, os serviços de atendimento ao cidadão do órgão têm recebido volume quatro vezes maior que a média de consultas sobre mensagens falsas relacionadas ao SVR.
O BC reforça que não envia links nem entra em contato com para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela NUNCA vai pedir senhas.
"A instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição, mas não forneça senhas a ninguém."
+Homem consegue autorização da Justiça para plantar maconha em casa; Entenda o caso
O único site que permite resgatar a grana é o valoresareceber.bcb.gov.br e não existe um prazo limite para o saque. O dinheiro esquecido no banco não vai sumir ou deixar de ser pago, sempre ficará disponível ao titular. Portanto, o cidadão nunca perderá o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução, conforme já informado pelo Banco Central.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil