MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Saque de Valores a Receber será liberado AMANHÃ (7); Saiba resgatar dinheiro esquecido

O Banco Central permitirá o resgate de dinheiro esquecido em bancos nesta terça-feira, 7 de março de 2023. Veja o passo a passo para requisitar o saque no Sistema Valores a Receber

Pessoa segura várias nota de cem reais
Pessoa segura várias nota de cem reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/03/2023, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Banco Central (BC) permitirá o resgate de dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras nesta terça-feira, 7 de março de 2023. Só nos três primeiros dias de consulta, liberada em 28 de fevereiro, o Sistema Valores a Receber teve cerca de 15 milhões de acesso.

Essa é uma boa notícia para milhares de brasileiros que desconheciam a existência desses recursos. Para quem está passando por dificuldades financeiras, pode ser uma oportunidade para recuperar o equilíbrio das finanças e planejar o futuro, dependendo da quantia que foi deixada para trás.

De acordo com o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm aproximadamente R$ 6 bilhões a receber. O saque poderá ser requisito amanhã, inclusive para recebimento via Pix. Os valores serão liberados corrigidos pela inflação e terão a incidência de juros.

A iniciativa do Banco Central tem como objetivo garantir a proteção dos direitos dos consumidores e evitar que o dinheiro permaneça esquecido nas instituições financeiras. A medida também pode ajudar a aquecer a economia brasileira, já que os beneficiários poderão utilizar os recursos para quitar dívidas, realizar investimentos ou mesmo consumir.

+Posso perder o Bolsa Família se não me encaixo nos requisitos do programa? Entenda

Como consultar os valores a receber?

O site oficial e o único para consultar a disponibilidade de eventual dinheiro esquecido é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Também é nele que se consegue solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas, se for o caso. Vale ressaltar que não é cobrada nenhuma taxa para acesso aos valores.

Amanhã (7), o interessado em embolsar a grana deverá seguir o passo a passo indicado abaixo para fazer o saque:

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Faça login na sua conta Gov.br de nível prata ou ouro;
  • Acesse 'Meus Valores a Receber';
  • Leia e aceite o Termo de Ciência;
  • Confira os dados; e
  • Solicite o valor.

Cada pessoa terá apenas 30 minutos dentro do sistema. Esse tempo é suficiente para fazer tudo que precisa, mas fique atento ao reloginho no canto superior da tela para não ultrapassar. Haverá a opção de requisitar direto pelo sistema online e receber via Pix, em até 12 dias úteis. Quem não tiver Pix deverá contatar o banco onde o dinheiro está para alinhar uma forma de repasse. Nesse caso, não há prazo máximo para a grana ser transferida.

Veja no vídeo a seguir um tutorial do BC de como resgatar dinheiro de pessoas falecidas:

+O PIX é seguro? Aumentam casos de sequestro relâmpago com uso desse meio de pagamento

Cuidado com golpes

O Banco Central alerta para possíveis golpes. Nesta fase do programa, o BC aconselha o correntista a ter cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. A instituição reforça que:

  • O site oficial e único para requisitar o saque, em todos os casos, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores;
  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
  • Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela NUNCA vai pedir sua senha;
  • NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contactar o cidadão. O órgão pede que ninguém forneça senhas e esclarece que nenhuma pessoa está autorizada a fazer esse tipo de pedido.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.