Uso de máscaras permanece obrigatório na volta às aulas presenciais

Para a volta às aulas presenciais depois do ensino remoto, o uso de máscaras permanece obrigatório; volta aos estudos seguem protocolos contra a Covid-19

JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 07/02/2022, às 17h27

Freepik

Sete estados já deram início às atividades escolares no formato presencial, são eles: Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, nesta segunda-feira (7). Para o retorno seguro das atividades escolares, o uso de máscaras permanece obrigatório na volta às aulas presenciais. 

No caso das redes municipais, as aulas foram retomadas no formato 100% presencial nas capitais, como Vitória, Cuiabá, Boa Vista, Rio de Janeiro e São Paulo. No caso da capital do Pará, Belém, o ano letivo começou de maneira remota em 24 de janeiro e retomaram de forma presencial também nesta segunda. Outros estados devem ir retornando às aulas durante o mês de fevereiro. 

+ Volta às aulas: Estados que já retomaram 100% presencial

Uso de máscaras permanece obrigatório. Entenda 

Para o retorno seguro da volta às aulas, o uso de máscaras permanece obrigatório, além de outros cuidados a serem tomados para evitar o contágio com a nova onda de transmissão de Covid-19 pela variante Ômicron. 

O retorno em formato 100% presencial em 2022 — desde de um longo período na modalidade do ensino remoto — requer a atenção dos pais e responsáveis para os cuidados e protocolos contra a Covid-19, no período em que se tem explosão de casos do vírus no país.  

Nos estados em que foi mantido o calendário escolar com atividades presenciais, estão sendo adotadas medidas para conter o avanço do contágio pelo vírus, como o uso obrigatório de máscara, a disponibilização de álcool em gel, medição da temperatura e o distanciamento entre as carteiras. 

Exigência da vacinação para a volta às aulas? Saiba mais 

Os estados no início deste mês optaram por manter o ano letivo com as aulas presenciais mesmo com a explosão dos casos de Covid-19, de acordo com o levantamento realizado pela Agência Brasil. Mesmo com essa medida, o uso de máscaras permanece obrigatório

Em relação à exigência da vacinação para a volta às aulas, cada rede de ensino, sendo municipal, estadual ou particular, pode optar pela definição se vai exigir o comprovante de vacinação ou não do aluno. 

A decisão fica a cargo das instituições de ensino, mas a falta de vacinação infantil pode comprometer o retorno seguro às aulas. No entanto, o governo federal, os municípios e os estados seguem incentivando os pais e responsáveis a vacinarem as crianças e adolescentes. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Sociedade Brasil

Leia também

Volta às aulas: Estados que já retomaram 100% presencial
É possível sacar o abono salarial Pis/Pasep atrasado de 2021? Entenda
Número de pessoas endividadas cai em janeiro, indica pesquisa da CNC
Aplicativo substitui presença na prova de vida do INSS. Veja como funciona
Aumento da inflação: veja os produtos e serviços que sofrem maior reajuste