Uma das principais causas de morte no mundo é um desafio para a ciência. Mas, alguns avanços sugerem evolução na cura do câncer. Confira os principais
Glícia Lopes Publicado em 09/08/2022, às 11h45
Entrar num consultório e sair com o diagnóstico de câncer é, no mínimo, desolador para muita gente. Isso pode estar associado ao difícil tratamento para a doença, com quimioterapia e radioterapia ou, ainda, à sentença de morte que acompanha, algumas vezes, o diagnóstico. No entanto, felizmente a ciência vem se aprimorando, a fim de encontrar uma possível cura do câncer ou, no mínimo, amenizar os efeitos negativos da doença.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Em escala global, uma em cada seis mortes estão relacionadas à doença. Ainda, 40% dos casos poderiam ser prevenidos evitando fatores de risco e 30% dos casos podem ser curados se houver detecção precoce e tratamento adequado.
De acordo com o órgão, os tipos de câncer mais comuns são:
Além disso, o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença é o tabagismo, responsável por 22% das mortes decorrentes de câncer no mundo. Fatores comportamentais e alimentares como: obesidade, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e consumo de álcool e cigarro correspondem a um terço das mortes por câncer.
+++ Saiba como aumentar a imunidade contra doenças investindo numa boa alimentação
Se levarmos em consideração os últimos 40 anos, é possível observar alguns avanços significativos relacionados à doença que podem indicar um avanço na cura do câncer. Nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa de mortalidade pela doença diminuiu 20,1% nos últimos 35 anos, como apontou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle.
Além desse índice, outras descobertas figuram o cenário de evolução para o tratamento da doença. Entre os principais avanços, atualizados no último Encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, realizado este ano em Chicago (EUA), estão:
+++ Você faz compra compulsiva? Cuidado, isto pode ser uma doença! Saiba como tratar
As doenças pulmonares ocupacionais apresentam elevados índices de prevalência em todo o mundo, sobretudo na saúde do homem, que somadas ao tabagismo, constituem fatores de risco para o câncer de pulmão. Para saber mais sobre o câncer de pulmão, principal causa de morte por câncer no mundo, acesse o Blog Medcel e fique por dentro. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
*com informações da BBC News
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos