MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Você faz compra compulsiva? Cuidado, isto pode ser uma doença! Saiba como tratar

A compra compulsiva está associada a fatores emocionais e atinge em sua maioria mulheres. Veja como identificar a doença e começar o tratamento

Mulher com mãos na cabeça e várias sacolas ao redor
Mulher com mãos na cabeça e várias sacolas ao redor - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/08/2022, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já se pegou comprando coisas que mais tarde considerou desnecessárias? Algumas pessoas podem acabar comprando por impulso uma vez ou outra. Mas, quando a compra compulsiva é constante, isso pode indicar uma doença, a oniomania. Este é um quadro patológico que pode estar associado a outros transtornos psíquicos, como depressão e ansiedade.

Segundo o Jornal da Universidade de São Paulo (USP), a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 8% da população mundial conviva com a oniomania. A doença, no entanto, é caracterizada pelo vício em comprar ou gastar dinheiro. As pessoas com essa doença não conseguem controlar o impulso em gastar, o que pode acabar resultando em um acúmulo de dívidas.

É comum que pessoas com oniomania não consigam admitir possuir a doença. Esta pode atingir pessoas de qualquer idade, mas costuma afetar mais mulheres. Os principais fatores associados à doença são: culturais, sociais, econômicos e psicológicos. Além disso, é quando o consumo foge do controle e da consciência do indivíduo que ele se caracteriza como doença.

+++ Revalida Médico 2022 ocorre hoje; Saiba como conferir os resultados da 1ª fase

Quem faz compra compulsiva pode ter oniomania

Uma importante característica da pessoa com oniomania é que ela sente prazer, satisfação ou até alívio momentâneo no ato de comprar. Por trás da compra compulsiva pode estar uma pessoa em sofrimento psíquico, que não consegue lidar com sentimentos de vazio, tristeza, frustração, desejos e solidão, por exemplo, e tenta suprir com o consumo em excesso. Aliás, todo excesso envolve uma falta e isso é disfuncional, como alertou à Rádio Nacional, o psicólogo Carol Costa.

A oniomania pode ser também conhecida como Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC) e é uma condição crônica, que pode acompanhar o indivíduo ao longo da vida. Estão associados ao TCC:

  • impulso patológico;
  • impulsos reativos como a piromania (impulso/fascínio em atear fogo) e a cleptomania (impulso em furtar);
  • dependência de álcool e outras drogas;
  • e transtornos obsessivos compulsivos, como dependência de internet, jogos, sexo e acúmulo de objetos.

A oniomania/TCC pode acometer também pessoas que tiveram recentemente a independência financeira, como jovens. Como mencionado, tem como causas adoecimentos psíquicos, como o vazio causado por quadros depressivos. Uma forte característica da oniomania é que o preenchimento existencial ocasionado pela compra costuma passar ligeiramente e traz consigo sentimentos de culpa e arrependimento.

Os principais sinais da oniomania são:

  • comprar coisas desnecessárias, repetidas, que não se pode pagar e/ou que nunca usa/vai usar;
  • acumular dívidas que ultrapassam o poder de pagamento;
  • fazer empréstimos para pagar contas de cartão de crédito ou cheque especial;
  • esconder compras da família ou companheiro(a);
  • gastar dinheiro para tentar aliviar sentimentos de tristeza, tédio e/ou frustração;
  • mentir sobre o valor gasto em compras;
  • sentir-se culpado e com vergonha pela compra excessiva;
  • sentimento de euforia ao realizar compras;
  • atração incontrolável por cartões de crédito.

Para tratar sintomas de oniomania é necessário uma avaliação psiquiátrica para identificar fatores associados ao quadro patológico. É importante, antes de tudo, admitir a doença para si e ser sincero ao profissional que vai avaliar a condição. A terapia pode ser um dos caminhos utilizados para tratamento que, a depender da situação, pode receber intervenção medicamentosa. Além disso, associa-se a um aconselhamento econômico, para promover uma abordagem educacional do transtorno.

+++ Quais são os agravantes da pneumonia? Entenda quando a doença pode levar à morte

Transtornos psiquiátricos pós Covid-19 são mais comuns do que na população geral

Especialistas têm observado que a incidência de transtornos psiquiátricos pós Covid-19 é maior em quem contraiu a doença do que na população geral. Para saber mais informações sobre a pesquisa que apresentou esse resultado acesse o Blog Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.