MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba como aumentar a imunidade contra doenças investindo numa boa alimentação

Se você precisa reforçar a saúde contra doenças, veja como aumentar a imunidade com alimentos ricos em nutrientes essenciais para um bom sistema de defesa

Alimentos variados
Alimentos variados - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/08/2022, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma das principais formas de combater o avanço de doenças é investindo no fortalecimento do sistema imunológico. Sem dúvidas, uma boa alimentação é um importante passo para evitar o adoecimento. Por isso, para te ajudar a saber como aumentar a imunidade, preparamos uma seleção com os principais alimentos que podem se tornar grandes aliados da sua saúde.

Além da energia necessária para o funcionamento do organismo, a alimentação é a principal fonte de nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas necessárias para estabelecer uma boa saúde. Uma dieta variada, considerando todas as substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo deve ser o ideal. Além disso, é importante realizar um acompanhamento com nutricionista para saber a necessidade de cada organismo.

Se você é uma pessoa que tem a alimentação inadequada, não respeitando os horários, intervalos, quantidade e variedade dos alimentos, ou se come com pressa, sem dúvidas necessita reforçar a alimentação com itens que dispõem de um pouco mais de nutrientes que vão ajudar o sistema imunológico. Do contrário, pode adoecer com mais facilidade.

+++ Você faz compra compulsiva? Cuidado, isto pode ser uma doença! Saiba como tratar

Saiba como aumentar a imunidade com a alimentação

Diante da pandemia de covid-19, que desafiou a medicina com dúvidas sobre como se desenvolvem casos graves da doença, diversas pessoas foram em busca de saber como aumentar a imunidade. Isso refletiu na procura por alimentos orgânicos, que são um dos principais aliados à boa saúde.

De acordo com uma pesquisa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), houve um aumento de 63% na busca por alimentos orgânicos em 2021. Isso porque verduras, frutas, legumes e proteínas naturais, com o mínimo de substâncias tóxicas, são essenciais para um bom funcionamento do organismo.

Confira outros tipos de alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunológico:

  1. Brócolis, couve, espinafre, rúcula e nabo: são exemplos de vegetais verdes-escuros, ricos em ferro e ácido fólico, essenciais para a formação dos leucócitos, células de defesa do nosso organismo. Os leucócitos eliminam bactérias e microorganismos invasores e atuam na produção dos anticorpos.
  2. Acerola, laranja, limão, tangerina, abacaxi: ricos em vitamina C, este nutriente combate radicais livres que, em excesso, podem atacar células sadias do nosso organismo. A vitamina C possui essa ação devido a seu poder antioxidante. Bônus: uma acerola possui até 100 vezes mais vitamina C do que uma laranja.
  3. Óleos vegetais, leite integral, vegetais e frutas na cor laranja, como mamão, cenoura, abóbora, manga: são ricos em vitamina A que, além de ser ótima para a pele, tem ação antioxidante que ajuda no aumento da imunidade.
  4. Alho: é rico em alicina, que é antioxidante e anti-inflamatório. O alho também atua como um bactericida natural, além de ajudar a regular a pressão arterial.
  5. Gema de ovo, fígado, salmão, sardinha, atum e cogumelos: são fontes de vitamina D, que atua na modulação das células de defesa do corpo. Uma boa fonte de vitamina D é a exposição ao sol, por pelo menos cerca de 15 minutos diários sem a utilização de filtro solar.
  6. Cereais integrais, castanhas, leguminosas e carnes magras: são importantes fontes de zinco, essencial para a formação das células de defesa do organismo.

Para turbinar o sistema imunológico, é importante associar a alimentação adequada a atividades físicas, boas noites de sono e prezar por uma boa saúde mental. Esses quatro pilares são essenciais para melhorar a saúde, evitando que desenvolvam quadros graves de variadas doenças, possibilitando uma melhor resposta do nosso sistema de defesa do organismo. Também evite o consumo de alimentos ultraprocessados e beber, no mínimo, dois litros de água por dia.

+++ Quais são os agravantes da pneumonia? Entenda quando a doença pode levar à morte

Quer saber quanto ganha um cirurgião geral?

Responsável por realizar procedimentos cirúrgicos considerados mais simples, este profissional trata principalmente de doenças relacionadas ao sistema digestivo e conduz o atendimento de urgência e emergência. Para saber quanto ganha um cirurgião geral, acesse o Blog Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.