Surto de varíola dos macacos: Brasil registra 120 novos casos em cinco dias; confira o quadro

Bahia e Pernambuco registraram os primeiros casos da doença esta semana. Surto de varíola dos macacos no mundo já atinge 63 países

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 13/07/2022, às 19h55

None

Os primeiros casos de varíola dos macacos no mundo surgiram em maio deste ano. Com o crescimento das ocorrências, os países passaram a monitorar o que estão chamando de novo surto de varíola dos macacos. Inicialmente, os casos se concentravam na Europa, mas rapidamente se espalharam pelo mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 9 mil pessoas contraíram a doença, em cerca de 63 países. Só nos últimos dias, 3 mil novos casos da infecção foram confirmados no mundo. Aqui no Brasil, as suspeitas de infecção passaram a ser notificadas obrigatoriamente devido à ameaça de surto mundial.

Na próxima segunda-feira (18) o comitê da OMS responsável por monitorar os casos de varíola dos macacos deve avaliar a gravidade da incidência das contaminações ao redor do mundo. De início, o órgão optou por não alarmar a população mundial, atribuindo o status de pandemia à infecção. Porém, o quadro deverá ser reavaliado em reunião próxima.

O primeiro caso no Brasil foi confirmado em 9 de junho. A maioria destes casos eram importados: pessoas haviam viajado recentemente e, após voltar ao país, apresentaram os sintomas da doença. Hoje, após crescimento recorde, as infecções por varíola dos macacos atingem pessoas que não vieram do exterior, indicando que a contaminação está se dando de forma local.

+++ Irritação nos olhos: maior tempo de exposição às telas pode provocar uma doença; saiba como identificar

Quadro atual aponta surto de varíola dos macacos no Brasil

Os estados da Bahia e Pernambuco registraram os primeiros casos da doença nesta semana. Na Bahia, o paciente detectado está em isolamento. Já o caso de Pernambuco, é um homem que chegou recentemente ao estado, vindo de Guarulhos, no estado de São Paulo, local que tem maior incidência de casos da doença, em disparada.

Após a atualização mais recente do Ministério da Saúde, 116 notificações da doença estão sendo analisadas. Atualmente, este é o quadro de casos de varíola dos macacos no Brasil, contando com os novos estados confirmados:

Assim, o país já conta com 268 casos confirmados da varíola dos macacos. No último dia 8, o número de infecções da doença no país correspondia a 142 casos. Hoje, após 5 dias, o país registra 126 novos casos, o que alerta a população e os órgãos que estão monitorando as contaminações.

As orientações para conter a disseminação da doença continua sendo o uso de máscaras faciais, para evitar o contato com os fluidos respiratórios contaminantes; evitar contato com pessoas suspeitas ou confirmadas com a contaminação; além de manter a higiene das mãos e a utilização de álcool em gel.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos