Concurso IBGE Temporários 2021 Previsto

Orgão: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Nº vagas: 6500
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Agente de operações, Supervisor
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:

Publicado em 10/09/2020, às 15h04 - Atualizado em 01/12/2020, às 13h53


Um novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contará com uma oferta de 6.500 vagas, para preenchimento em caráter temporário. Do total de oportunidades, 6.475 serão para cargos com exigência de ensino médio e 25 para quem possui formação de nível superior. A expectativa é de que o edital seja publicado ainda neste semestre, com início das atividades no início de 2021. As remunerações iniciais ainda deverão ser confirmadas. O processo já está oficialmente autorizado pelo Ministério da Economia

Concurso IBGE: saiba mais sobre a seleção

O novo  concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), autorizado em 11 de setembro, para o preenchimento de 6.500 vagas temporárias, pode ter o quantitativo de oportunidades dividido em dois editais, de acordo com as últimas informações divulgadas extra-oficialmente pelo órgão. Caso isto se concretize, do total de postos, 6.175 serão para ofertas em todo o país e 325 somente para o Rio de Janeiro. Em termos de escolaridade serão  6.475 para cargos de ensino médio e 25 para quem possui formação de nível superior.   As remunerações iniciais ainda deverão ser confirmadas. A publicação dos editais está prevista para ocorrer, no mais tardar, até janeiro. De acordo com a autorização, prazo para início do certame vai até 11 de março. Porém, como a intenção é iniciar a chamada dos aprovados logo no início do ano, a publicação do edital precisa ocorrer, no mais tardar, até o começo do próximo ano.

Caso a distribuição seja oficializada, as 6.475 vagas nacionais serão para os cargos de agente de pesquisa e mapeamento (5.623) e supervisor de coleta e qualidade (552).

Já para o Rio de Janeiro poderão ser oferecidos os cargos de agente de pesquisa por telefone (300) e supervisor de pesquisa (25).

Para os cargos de agnete de pesquisa e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade e agente de pesquisa por telefone é exigido ensino médio, enquanto para supervisor de pesquisa é necessário contar com formação de nível superior.

O processo segue em fase de escolha da banca. Segundo fontes extra-oficiais, as mais cotadas são a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o concurso nacional e Instituto Idecan para os postos do Rio de Janeiro.

O preenchimento dos postos será para operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE. Desta forma, a seleção não se vincula ao outro processo seletivo já anunciado para o próximo ano, para o preenchimento de 208.695 vagas, destinadas à operacionalização do Censo 2021. As carreiras que contarão com oportunidades na nova autorização, inclusive, não são as mesmas . 

A duração dos contratos deverá ser de um ano, com possibilidade de prorrogação, de acordo com as necessidades para a conclusão das atividades previstas.

Concurso IBGE: veja dicas de preparação emocional


Notícias do concurso IBGE Temporários 2021

Provas IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
IBGE Analista em Edificacoes
O próprio órgão
2016 Prova / Gabarito
IBGE Supervisor de Pesquisas Geral
Cesgranrio
2014 Prova / Gabarito
IBGE Supervisor de Pesquisas Admonostracao
Cesgranrio
2014 Prova / Gabarito
IBGE Supervisor de Pesquisas Tecnologia de Informacao e Comunicacao
Cesgranrio
2014 Prova / Gabarito
IBGE Enfermeiro do Trabalho
IBEG
2013 Prova / Gabarito

» Ver lista completa

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais


Comentários

Mais Lidas