Redação Publicado em 09/10/2018, às 15h12 - Atualizado em 06/12/2022, às 23h00
Saiu o edital do concurso TRT BA (Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região), no Estado da Bahia. O certame formará cadastro reserva para os cargos de técnico e analista judiciários, em diversas áreas.
Para candidatos que têm o ensino médio e/ou curso técnico, as chances são para as seguintes funções:
técnico judiciário – área administrativa;
técnico judiciário – área administrativa – especialidade agente da polícia judicial;
técnico judiciário – área apoio especializado – especialidade enfermagem; e
técnico judiciário – área apoio especializado – especialidade tecnologia da informação.
Concurso TRT BA: ofertas para analista judiciário
Já para formação superior, os cargos vagos são os especificados abaixo:
analista judiciário - área administrativa;
analista judiciário - área administrativa – especialidade contabilidade;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade arquivologia;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade arquitetura;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade engenharia;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade engenharia civil;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade engenharia da segurança do trabalho;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade engenharia elétrica;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade estatística;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade medicina;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade medicina psiquiatria;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade psicologia;
analista judiciário - área apoio especializado – especialidade serviço social;
analista judiciário - área apoio especializado – tecnologia da informação;
analista judiciário - área judiciária; e
analista judiciário - área judiciária – especialidade oficial de justiça avaliador federal.
Concurso TRT BA: salários
As remunerações iniciais oferecidas são de R$ 7.591,37 para técnico judiciário e R$ 12.455,30 para analista judiciário, inclusos vencimento básico e Gratificação Judiciária (GAJ) – sujeita ao acréscimo de parcelas variáveis (AQ, etc), além de benefícios.
Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Emprego do sinal indicativo de crase. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Morfossintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Discurso direto, indireto e indireto livre. Adequação da linguagem ao tipo de documento.
Raciocínio Lógico-Matemático
Raciocínio Lógico: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas envolvendo regra de três simples, cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos.
Noções de Estatística: medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética simples e ponderada) e de dispersão (desvio médio, amplitude, variância, desvio padrão); leitura e interpretação de gráficos (histogramas, setores, infográficos) e tabelas.
Legislação
Lei nº 8.112/1990 e alterações: Das Disposições Preliminares; Do Provimento, Da Vacância, Da Remoção, Da Redistribuição e Da Substituição; Dos Direitos e Vantagens: Do Vencimento e da Remuneração, Das Vantagens, Das Férias, Das Licenças e Dos Afastamentos; Do Regime Disciplinar: Dos Deveres, Das Proibições, Da Acumulação, Das Responsabilidades e Das Penalidades. Processo administrativo disciplinar. Lei nº 9.784/1999. Lei nº 8.429/1992 e Lei nº 14.230/2021. Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). Lei n° 13.709/2018 (LGPD). Lei 13.146/2015 (Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). Regimento Interno do TRT da 5ª Região. Resolução CNJ n° 400/2021 (Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário).
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.