MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Comissão divulga edital do Exame de Ordem 138

As inscrições, com valor de R$ 180, começaram hoje (14) e vão até o próximo dia 26

Redação
Publicado em 14/04/2009, às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma boa notícia para quem estava ansioso à espera de informações sobre o Exame 138, unificado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com a adesão de bacharéis paulistas. De acordo com o Edital, as inscrições foram abertas hoje, dia 14, e poderão ser efetuadas pela internet até o próximo dia 26. Aos candidatos que já se preparam há um tempo e aos que ainda não se aprofundaram sobre as mudanças na avaliação, o JC&E traz as novidades mais importantes da prova. Novidades estas, que se destinam principalmente aos concorrentes de São Paulo.

Implementação de áreas jurídicas - A começar pelo conteúdo dos testes, uma das alterações mais significativas inclui novas disciplinas entre as 100 questões de múltipla escolha da primeira fase, com previsão para ocorrer em 17 de maio. Dentre as matérias que passam a ser abordadas nas perguntas estão Direito do Consumidor, Direito Ambiental e Estatuto da Criança e do Adolescente. A segunda fase, que será aplicada no dia 28 de junho, é composta por redação de peça jurídica e cinco questões práticas. Nesta etapa, três novas áreas do conhecimento são dadas como opções aos inscritos – Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Empresarial.

Exame simultâneo - Na primeira e segunda fases, o tempo máximo de duração das avaliações será de cinco horas, até aí, nenhuma mudança. Já o início das provas foi definido para as 14h em todas as instituições responsáveis por sua aplicação. Antes de ser unificado, os bacharéis de São Paulo se submetiam aos testes sempre na parte da manhã. Agora, com exceção de Minas Gerais, os Exames ocorrerão simultaneamente nas seguintes cidades: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

Inscrições – Os candidatos poderão se cadastrar pela internet nos endereços eletrônicos do Conselho Federal da OAB, www.oab.org.br, e da OAB/SP, em www.oabsp.org.br, até as 23:59h do próximo dia 26. A taxa de inscrição, no valor de R$ 180, deverá ser paga em qualquer agência bancária, em horário normal de expediente, até o dia 27. As instruções e o boleto estão disponíveis nos sites já citados. Outras formas de compensações, como depósitos em caixas eletrônicos, pelo correio ou fax, não serão aceitas.

Opção do concorrente – Ao se inscrever, os bacharéis deverão escolher a cidade onde desejam fazer a avaliação. Será possível mencionar qualquer município de seu domicílio eleitoral ou de sua formação acadêmica, contanto que esteja localizado no Estado de São Paulo e corresponda a um os locais das provas.

Os candidatos terão a possibilidade de acompanhar a sua situação cadastral, 72 horas após o término das inscrições, nos sites do Conselho Federal da OAB e da OAB/SP. Se houver algum problema, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe UnB), organizador do Exame 138, deverá ser comunicado pelo telefone (61) 3448-0100.

São Paulo – Segundo Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB/SP, os paulistas representam a maior parte dos inscritos de todos os estados brasileiros - fato que tem relação com o elevado número de cursos oferecidos pela cidade. Em conseqüência deste fator, São Paulo também encabeça a lista de reprovados nos testes. “A média de reprovação nacional no Exame de Ordem tem ficado na faixa entre 20% e 30%. No entanto, em 2005, já registramos em São Paulo o índice inédito e preocupante de apenas 8,74% de aprovados. O alto índice de reprovação no Exame de Ordem apenas reitera a absoluta necessidade de sua manutenção”, afirma D’Urso.


Flávio Fernandes/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos OAB

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

14/04/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.