MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Projetos de pesquisa serão financiados

Saiu o resultado dos cinco projetos de pesquisa sobre a atuação do Poder Judiciário no Brasil que serão...

Redação
Publicado em 28/12/2009, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Saiu o resultado dos cinco projetos de pesquisa sobre a atuação do Poder Judiciário no Brasil que serão financiados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), escolhidos dentre 26 projetos inscritos.

As propostas foram avaliadas por uma comissão julgadora constituída por representantes do CNJ, com base em avaliação prévia do Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias.

O nome dos selecionados e suas propostas foram publicados no Diário Eletrônico do último dia 23/12/2009. As instituições selecionadas foram as seguintes: Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo); a Faculdade de Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas; a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O diagnóstico das causas do aumento das demandas judiciais cíveis no Brasil e a morosidade da justiça cível foram os temas escolhidos pelas três últimas instituições de ensino.

A Faculdade de Direito da USP vai abordar as interrelações entre os processos administrativo e o judicial sob a perspectiva da segurança jurídica no plano da concorrência econômica e da eficácia da regulação pública. Já a UFRGS optou pelas interrelações entre o processo administrativo e o judicial a partir da identificação dos conflitos, cuja solução deveria ser tentada previamente na esfera administrativa.

As instituições vencedoras terão nove meses para finalizar as pesquisas, que têm o direito de auxiliar na elaboração da política judiciária no país. No total, serão investidos R$ 2 milhões no financiamento das pesquisas. O valor máximo por pesquisa, a ser custeado pelo CNJ, é de R$ 400 mil.

A iniciativa para realização dos projetos de pesquisa partiu do Conselho Consultivo do DPJ. O Conselho Consultivo foi instituído em abril de 2009 pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, para examinar, opinar e propor estudos, análises, projetos e pesquisas ao Departamento de Pesquisas Jurídicas e ao CNJ.

Ronie Anderson

Veja também:

SEJUS/RO: atividade extra de estagiários na semana de natal

PGE/SP: Escola Superior da PGE abre vagas em janeiro

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso CNJ

CNJ - Conselho Nacional de Justiça
Vagas: 5
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

28/12/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.