O exame jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) agora é unificado nacionalmente...
O exame jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) agora é unificado nacionalmente, ou seja, todos os estados fazem juntos a mesma prova. No último domingo (17/01), foi iniciada a primeira seleção de 2010, com a aplicação das questões objetivas, iguais nas 27 seccionais da entidade no País.
De acordo com a presidente da Comissão de Exames da Ordem da OAB-CE, Janine Adeodato Accioly, a ideia de unificação do exame surgiu há cerca de cinco anos. A iniciativa, conta partiu de alguns estados do Nordeste e, aos poucos, foi ganhando o apoio de outras regiões.
“O exame já era quase unificado. Minas Gerais foi o último Estado a aderir e, pela primeira vez, temos a mesma avaliação realizada no Brasil inteiro”, ressaltou Janine. Para ela, a medida aumenta ainda mais a credibilidade do exame. Além disso, ressalta, os resultados servirão para averiguar a qualidade dos cursos de direito. “No formato atual, a média nacional de reprovação fica entre 60% e 70%”, revela.
No Ceará, onde a quantidade de inscritos não ultrapassa os 1.700 candidatos, o índice de aprovação fica em torno de 50%, fato que deixa o Estado entre os três que mais aprovam. No fim da lista, sempre nas últimas posições está São Paulo, com 23 mil inscritos na última seleção e média de aprovação na casa dos 20%.
LEIA TAMBÉM
“Isso pode ser um reflexo da falta de qualidade dos cursos, que preparam mal seus alunos”, avalia Janine. “Com o exame unificado não será possível utilizar o argumento da diferença de nível de dificuldade das provas”.
Provas
Sob a coordenação da OAB nacional, o concurso está sendo produzido pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), vinculado à Universidade de Brasília (UnB). Segundo Janine, a instituição foi escolhida por conta do histórico de credibilidade que ostenta.
“A OAB acompanha o processo, mas é o Cespe o responsável pela elaboração e aplicação das provas”, diz. A segunda etapa da seleção acontece no dia 28 de fevereiro e a previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 22 de abril.
Pré-requisito
O exame da OAB está previsto em lei federal como requisito para o exercício da advocacia. Sem ele, tem-se apenas o título de bacharel em direito, com o qual é possível apenas prestar alguns concursos públicos ou lecionar.
Ronie Anderson/SP
Veja também:
Exame de Ordem: Exclusivo: Gabarito extraoficial OAB 140
Exame de Ordem 2009.3: prova unificada abrange todas as seccionais
Siga o JC Concursos no Google News
Exame de Ordem
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica,
Educação
Escolaridade: Ensino Médio,
Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.