Tudo Sobre

Empregos OAB

Exame de Ordem: inscrições até domingo

Somente até esse domingo, dia 16, poderão ser realizadas as inscrições para o segundo Exame de Ordem unificado



Redação
Publicado em 13/08/2009, às 09h44

Somente até esse domingo, dia 16, poderão ser realizadas as inscrições para o segundo Exame de Ordem unificado deste ano, que será aplicado em todo o país – exceto em Minas Gerais, que ainda realiza seu próprio exame.

Em São Paulo, que aderiu ao Exame nacional no início deste ano, este será o de nº 139. No exame anterior, houve aprovação final de apenas 14,10% dos inscritos.

Estudantes poderão se inscrever – Em razão de sentença que resulta de um processo movido pelo Ministério Público Federal contra o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), serão aceitas inscrições de estudantes que tenham condições de concluir o curso de direito até a data de encerramento do concurso, prevista para 9 de dezembro deste ano. No entanto, caso estes não concluam o curso até a data mencionada, deverão se submeter a novo exame. E caso a referida sentença seja suspensa, os candidatos por ela acobertados serão excluídos deste exame.

Inscrições – Para se inscrever, é necessário acessar o site www.oab.org.br, preencher o formulário ali disponível até as 23h59 de domingo e imprimir o boleto bancário relativo à taxa de inscrição. A data-limite para o pagamento da taxa, no valor de R$ 180, será o dia 17.

No momento do preenchimento do formulário, será necessário optar por uma das seguintes áreas: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Empresarial, Penal e Tributário. A área escolhida corresponderá às questões referentes à segunda fase.

Primeira fase – No dia 13 de setembro, às 14h (horário oficial de Brasília), os candidatos se submeterão a uma prova objetiva composta por 100 testes de múltipla escolha relativos ao currículo mínimo do curso de direito, incluindo Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional e o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. Haverá cinco horas para a sua realização, sem a possibilidade de consulta. Para passar à fase seguinte, é necessário acertar pelo menos 50% das questões.

Neste exame serão permitidas consultas à legislação, a livros de doutrina e a repertórios de jurisprudência, sendo levados em conta, na sua avaliação, o raciocínio jurídico, a fundamentação e sua consistência, a capacidade de interpretação e exposição, a correção gramatical e a técnica profissional demonstrada pelo bacharel.

A peça profissional e as questões práticas têm peso cinco, sendo considerado finalmente aprovado no Exame o candidato que obtiver nota igual ou superior a seis nesta fase.

Lygia Roncel

+ Resumo Empregos OAB

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

13/08/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas