Tudo Sobre

Concurso USP

Faculdade de Direito ganha nova biblioteca

A tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo...



Redação
Publicado em 22/01/2010, às 15h11

A tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), ganhará um terceiro prédio para abrigar seus livros.

A construção, que foi desapropriada depois que o Governador José Serra assinou um decreto no dia 29 de novembro de 2010, está situada na rua Senador Feijó, nº 205, no Centro.

O prédio possui dez pavimentos e um porão. Os três andares estão sendo pintados para ficarem prontos até a data de inauguração.

A transferência de livros vem na esteira de uma série de polêmicas que envolveram a reforma da faculdade no ano passado.

O Ministério Público Federal chegou a instaurar um inquérito civil para apurar mudanças na biblioteca central.

Toda a construção da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, de 1827, é tombada pelo patrimônio histórico municipal e estadual.

Com a reforma, a faculdade ganhou uma sala no andar térreo, e um auditório, no primeiro andar.

Em novembro, insatisfeita com as respostas da direção, a procuradora da República, Ana Cristina Bandeira Lins pediu que a faculdade enviasse fotos para provar que mudanças não teriam sido feitas na estrutura do prédio, que possui livros raros e bem antigos.

A transferência dos livros para a rua Senador Feijó foi o último ato feito durante a gestão de João Grandino Rodas à frente da direção da faculdade. – Atualmente, ele trabalha na reitoria da USP, onde toma posse oficialmente na próxima segunda-feira (25/01).

“Os livros não cabem mais na faculdade. O prédio será uma extensão da central e das outras bibliotecas. Hoje, o espaço que existe lá é insuficiente”, diz Rodas.

O edifício que abrigará a faculdade será o terceiro anexo da Faculdade de Direito da USP. No ano de 2006, o então governador, Cláudio Lembo desapropriou um outro prédio na rua Riachuelo, ao lado de outro que já era anexo à São Francisco, unido por uma passarela.

Ronie Anderson/SP

Veja também:

Exame de Ordem: segunda fase será em fevereiro

OAB/SP: entidade comemora seu 78º aniversário nesta sexta

+ Resumo do Concurso USP

USP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

22/01/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas