Tudo Sobre

Concurso USP

Novo reitor da Faculdade de Direito toma posse

João Grandino Rodas, de 64 anos, é o mais novo reitor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo...



Redação
Publicado em 26/01/2010, às 12h01

João Grandino Rodas, de 64 anos, é o mais novo reitor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua cerimônia de posse, que aconteceu ontem (25/01) na Sala São Paulo, no Centro da Cidade e durou duas horas e meia, o novo reitor pregou diálogo permanente, a democratização e a transparência na gestão da universidade.

Segundo mais votado nas eleições, João Grandino Rodas, ex-diretor da Faculdade de Direito, foi escolhido pelo governador José Serra em uma lista tríplice.

O governador não compareceu à cerimônia de posse e foi representado pelo secretário de ensino superior Carlos Vogt.

Em seu discurso de posse, o novo reitor criticou o uso da força e da violência “utilizada de maneira corriqueira” e defendeu o diálogo aberto e efetivo com os universitários.

Suely Vilela, sua antecessora no cargo, teve uma gestão duramente criticada por ter usado a força policial contra manifestantes em diversas ocasiões.

Estiveram presentes à cerimônia, que contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Ellen Gracie, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o deputado estadual Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Segundo Rodas, os objetivos possíveis de serem alcançados em quatro anos são três: “Na questão da estrutura, vamos buscar junto ao BNDES e bancos internacionais fundos para que a universidade possa melhorar sua estrutura, ou seja, prédios e laboratórios”, afirmou.

“No aspecto do ensino, é necessário que haja esses pressupostos básicos para que possa melhorar. A graduação da USP que, nos últimos dez anos, dobrou o número de vagas, não é possível que continue boa ou que melhore sem uma estrutura adequada, física e de professores”. “O terceiro aspecto, defende, é na parte de pesquisa, que já desenvolve trabalhos de ponta, mas que ainda podem melhorar”.

Ronie Anderson/SP

Veja também:

UPF/RS: abertas inscrições para curso de especialização

Exame de Ordem: unificação permitirá avaliação mais precisa

+ Resumo do Concurso USP

USP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

26/01/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas