MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

13º salário antecipado: aposentados recebem primeira parcela entre abril e maio; confira datas

O pagamento do 13º salário antecipado aos aposentados foi autorizado pelo presidente nesta quinta (17). A medida vai injetar R$ 56,7 bilhões na economia

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/03/2022, às 21h47

O pagamento do 13º salário antecipado foi autorizado pelo presidente nesta quinta-feira (17)
O pagamento do 13º salário antecipado foi autorizado pelo presidente nesta quinta-feira (17) - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irão receber o 13º salário antecipado. O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (17) o decreto que autoriza os pagamentos. De acordo com a equipe econômica, a medida vai injetar 56,7 bilhões de reais na economia.

Ainda segundo a pasta, a antecipação não tem impacto no Orçamento de 2022 porque a medida apenas muda a data de pagamento do benefício, sem acrescentar o gasto previsto para o ano.

+++MEIs e trabalhadores informais terão financiamento de até R$ 3 mil; saiba mais

13º salário antecipado? Confira datas 

A primeira parcela do 13º salário antecipado será paga entre 25 de abril e 6 de maio, juntamente com as aposentadorias e pensões de abril.

A segunda parcela será paga entre 25 de maio e 7 de junho, com as aposentadorias e pensões de associados do mês de maio.Tradicionalmente, aposentados e pensionistas do INSS recebiam as parcelas do 13º em agosto e novembro.

Maioria dos aposentados receberão 50% do 13º salário antecipado na primeira parcela

O pagamento do décimo terceiro foi antecipado para aposentados e pensionistas nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19. Em 2020, o dinheiro foi pago em abril e maio. Em 2021, os pagamentos foram feitos em maio e junho.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo na primeira parcela. A exceção é para aqueles que começaram a receber os benefícios em janeiro deste ano. Neste caso, eles receberão proporcionalmente.

O Ministério do Trabalho e Emprego esclareceu que os segurados com direito ao benefício por incapacidade temporária (anteriormente auxílio-doença) também têm direito a uma pequena parcela do 13º, com base na duração do benefício. Por lei, os que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não tem direito ao 13º salário.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.