MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

33% dos trabalhadores não sabem quais motivos permitem saque do FGTS; Aprenda

Recentemente, o governo federal ampliou as possibilidades de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Saiba como o fundo é formado e como consultar o saldo de forma online

Saque do FGTS: aplicativo do FGTS para smartphone
Saque do FGTS: aplicativo do FGTS para smartphone - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 19/06/2022, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Segundo levantamento feito pela Serasa e pelo Banco Pan, divulgado na semana passada, 33% ainda não sabem em quais condições podem utilizar o próprio dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Dito de outra forma, 1 a cada 3 cidadãos desconhecem os motivos que permitem efetuar o saque do FGTS.

Todo trabalhador com carteira assinada tem uma conta aberta na Caixa Econômica Federal na qual o empregador deve, obrigatoriamente, depositar mensalmente o valor correspondente a 8% do salário do funcionário. A soma desses depósitos forma o saldo do FGTS, que pode ser resgatado pelo cidadão em momentos específicos. Continue a leitura para descobrir quando pode ter acesso à grana.

A pesquisa entrevistou mais de 2 mil empregados com registro em carteira no regime CLT, entre os dias 12 e 22 de abril de 2022, e revelou que, apesar de 92% dos trabalhadores afirmarem conhecer a existência do FGTS, só na capital paulista, 38% admitem não saber qual o total de dinheiro que têm na conta do FGTS.

Como consultar o saldo do FGTS?

Todo mundo que trabalha com contrato formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tem direito ao saque do FGTS. Também conta com o benefício: trabalhadores domésticos; trabalhadores rurais; trabalhadores temporários, intermitentes, avulsos e safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita); e atletas profissionais.

+Apostar na Mega-Sena ou na +Milionária? Saiba qual oferece mais chances de ganhar

O saldo do FGTS pode ser consultado pelo CPF em poucos minutos, seja no site da Caixa ou diretamente pelo aplicativo do FGTS, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS. O primeiro uso do app demandará o preenchimento de alguns dados, mas depois você vai acessar o saldo com alguns toques na tela do aparelho. Consulte o passo a passo completo:

  • Localize o aplicativo do FGTS na Apple Store ou no Google Play, clique em instalar e abra o aplicativo;
  • Selecione a opção "Cadastre-se";
  • Insira os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail;
  • Cadastre uma senha numérica com 6 dígitos;
  • Clique no botão "Não sou um robô";
  • Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço eletrônico informado. Abra o e-mail e clique no link recebido;
  • Após o cadastramento, abra o app e informe o CPF e senha cadastrada;
  • No primeiro login serão feitas algumas perguntas adicionais sobre a sua vida profissional;
  • Responda as perguntas e depois clique em "Concordar" após ler e aceitar as condições de uso do aplicativo;
  • Prontinho, agora você já pode usar o app FGTS para consultar o saldo sempre que quiser, bastando inserir o CPF e a senha a cada novo acesso.

Quem é cliente da Caixa pode consultar o saldo do FGTS também pelo internet banking.

Quando o saque do FGTS é permitido?

Recentemente, o governo federal ampliou as formas de resgate do saldo do FGTS. Veja abaixo algumas das situações que dão direito ao saque:

Vale ressaltar que, ao aderir ao saque-aniversário, o trabalhador não terá acesso ao saldo se for demitido sem justa causa. Porém, nessa situação, vai receber o pagamento da multa de 40% devido pela empresa. Tirando essa ocasião, o saque-aniversário não afeta as demais possibilidades de saque do FGTS listadas anteriormente.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.