MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

5 dicas essenciais para montar um excelente ambiente para o trabalho remoto

Para o desempenho do trabalho remoto é necessário tomar algumas medidas, montar um excelente ambiente ajuda a alcançar resultados. Confira dicas

5 dicas essenciais para montar um excelente ambiente para o trabalho remoto
5 dicas essenciais para montar um excelente ambiente para o trabalho remoto - Freepik

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 21/02/2022, às 20h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O cenário da pandemia fez multiplicar o número de profissionais trabalhando em casa. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11% dos trabalhadores ativos no Brasil exerceram suas atividades profissionais de forma remota em 2020. No mesmo período, 74 milhões de brasileiros estavam trabalhando no país e, dentre eles, 8,2 milhões atuavam na modalidade conhecida como home office. Confira 5 cuidados essenciais para montar um excelente ambiente para o trabalho remoto

Com a chegada da pandemia de Covid-19, as empresas se viram obrigadas a reorganizar as equipes para o trabalho presencial, a partir do modelo de trabalho remoto adotado tanto na esfera pública quanto no setor privado. Pensar em um espaço que otimize o trabalho em casa pode contribuir para uma maior produtividade. 

+ Como regulamentar o trabalho remoto permanente para os funcionários? Conheça as exigências

5 dicas essenciais para montar ambiente para o trabalho remoto 

Antes da chegada da pandemia, o trabalho remoto era comum para algumas empresas, mas com a crise sanitária se tornou necessário a adaptação para essa nova dinâmica. Montar um bom ambiente para a atividade laboral em casa ajuda a manter a produtividade e garante o não aparecimento de problemas de saúde. Confira as 5 dicas:

  • Atenção com o computador;
  • Aproveitar o fone de ouvido e mouse;
  • Usar a mesa apenas para trabalho;
  • Uma boa iluminação no escritório;
  • Investir em uma cadeira confortável.

É necessário preparar o computador para ter um bom desempenho durante o trabalho, já que ele será o principal instrumento de trabalho. É preciso que ele esteja em uma boa distância para que não seja forçado o pescoço e as costas. Existem alguns ítens que promovem essa experiência, o suporte para o notebook é um deles. 

O fone de ouvido e o mouse podem deixar a experiência com o computador mais agradável. O fone de ouvido poderá ajudar a isolar sons externos que contribuem para a descontração, escolher uma boa música pode ajudar a manter o foco. Com o mouse, o trabalhador ganha agilidade e comodidade porque ele garante que os braços e os dedos permaneçam em uma posição confortável. 

A mesa de trabalho facilita na hora de desempenhar a atividade no formato home office. Ter um ambiente de trabalho ajuda a mente e o corpo a entender que há uma diferença entre estar em casa e trabalhando. Uma cadeira adequada ajuda a não desenvolver problemas de saúde, já que o trabalhador passa o dia inteiro sentado. As cadeiras de escritório têm a tecnologia para a manutenção de uma boa postura para evitar o aparecimento de dores e uma melhor acomodação.  

No caso da iluminação, ela pode garantir um maior conforto no home office, trabalhar em um lugar bem iluminado previne o desconforto nos olhos e até o aparecimento de dores de cabeça. 

Como regulamentar o trabalho remoto da minha empresa?

O home office está previsto em lei da Reforma Trabalhista que entrou em vigor em 2017. Mas a modalidade é encarada como “teletrabalho”, não há nenhuma menção específica a palavra “home office”.  A partir desse momento, o novo formato de trabalho passa a ser melhor descrito, ampliando a quantidade de adesão de empresas. 

Alguns pontos para a regulamentação do trabalho remoto em empresas precisam ser observados. Veja: 

  • Contrato aditivo de trabalho
  • Controle de jornada
  • Garantia de benefícios 
  • Férias 
  • Banco de horas 

Segundo a lei, passa a ser considerado trabalho remoto todo o serviço prestado fora das dependências da empresa, a partir do uso de tecnologias de comunicação e informação. A partir do modelo de contratação, o colaborador também passa a ter os mesmos direitos daqueles que atuam alocados na empresa. Neste caso, incluindo salário, 13º, férias, FGTS e outros benefícios, como auxílio doença. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.