MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

85 mil pessoas podem perder o benefício do INSS até amanhã (11); Entenda

O INSS promoveu a operação pente-fino com o objetivo de diminuir o pagamento de benefícios fraudulentos

Benefícios do INSS podem ser suspensos
Benefícios do INSS podem ser suspensos - INSS - JC Concursos

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 10/11/2021, às 10h26 - Atualizado às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que cerca de 85 mil pessoas podem perder o direito de receber o benefício nos próximos meses. O órgão federal destaca que a perícia médica é necessária para renovar os pagamentos dos seus segurados e sem ela o beneficiário não consegue mais usufruir deste auxílio. 

A operação pente-fino do INSS com a perícia médica termina amanhã (11). 

Durante o auge da pandemia, o INSS suspendeu as perícias médicas. Porém, com o avanço da vacinação o governo retomou há alguns meses.

Com o objetivo de diminuir as fraudes, foi realizado um pente-fino nos segurados, principalmente aqueles que têm o benefício há mais tempo. 

O órgão do seguro social afirma que enviou correspondência convocando todas as pessoas que precisam passar pela perícia. 

De acordo com o INSS, 95 mil pessoas estavam habilitadas para realizar a perícia. No entanto, somente 10 mil delas realizaram o procedimento. Portanto, ainda tem 85 mil pessoas para realizar a perícia e caso não façam não terão mais direito ao benefício. 

Apesar da ameaça, o próprio INSS admite que enfrenta dificuldades para fazer as perícias por falta de recursos. Vale destacar que recentemente, os médicos legistas do órgão até fizeram greve exigindo melhores condições de trabalho. 

Mesmo com essa situação da perícia médica, vale pontuar que as comprovações de vida continuam suspensas e devem retornar apenas no ano que vem. 

Como agendar a perícia médica no INSS

Embora o calendário esteja apertado, ainda dá tempo de agendar perícia médica no INSS. Há três opções para agendar a perícia, a primeira delas é que você pode marcar no site Meu INSS, clique em agendamento e siga as instruções. A segunda é através do aplicativo Meu INSS (disponível no Android e iOS), vá em “Agendar Perícia”.

E por último, o agendamento também pode ser realizado por meio do atendimento telefônico, no número 135. A central funciona de segunda a sábado, das 07h até às 22h.

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.