MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Abono salarial: saques liberados para nascidos em março e abril; confira!

Para receber o abono salarial, o servidor público precisa ter uma conta ativa no Banco do Brasil, enquanto que os trabalhadores da área privada podem resgatar com cartão cidadão ou na sua conta da Caixa Econômica Federal

Abono salarial: saques liberados para nascidos em março e abril; confira!
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/03/2023, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A partir da próxima quarta-feira (15), trabalhadores que nasceram nos meses de março e abril poderão realizar o saque do abono salarial referente ao ano-base 2021, o que corresponde a um montante de aproximadamente R$ 3,4 bilhões. 

Ao todo, cerca de 3,5 milhões de parcelas do benefício serão depositadas pela Caixa Econômica Federal em todo o país. Esta medida visa garantir aos trabalhadores um auxílio financeiro adicional e contribuir para o fortalecimento da economia nacional.

Para ter acesso ao abono salarial, é necessário que o trabalhador esteja inscrito no Programa Integração Social (PIS), no caso de empresas privadas, ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), no caso de empresas públicas, há pelo menos cinco anos. 

+Passagens mais baratas para servidores e aposentados. Ministro anuncia avanço

O benefício é garantido para aqueles que receberam até dois salários mínimos por mês e trabalharam por pelo menos 30 dias em 2021. É importante ressaltar que os dados do trabalhador devem ter sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono salarial corresponde, no máximo, a um salário mínimo e varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados em 2021. O cálculo do benefício é obtido pela multiplicação do número de meses trabalhados por um doze avos do valor do salário mínimo vigente.

Os trabalhadores têm até o dia 28 de dezembro de 2023 para realizar o saque do benefício. Após essa data, os recursos não sacados retornam para o governo federal. O abono salarial tem como objetivo proporcionar um auxílio financeiro adicional aos trabalhadores e contribuir para o fortalecimento da economia nacional.

Confira o calendário de pagamento:

Divulgação Caixa

+Quais são as multas se atrasar o Imposto de Renda? Veja penalidades

Como receber o abono salarial?

O pagamento do abono salarial 2023 (ano-base 2021) está sendo feito pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores do setor privado e pelo Banco do Brasil para os do setor público. Para os correntistas da Caixa com poupança na instituição, o crédito será realizado automaticamente. Os demais beneficiários receberão o valor através da Poupança Social Digital, disponibilizada no aplicativo Caixa Tem. Essa ferramenta permite realizar diversas operações financeiras, como pagamento de contas e transferências de valores.

O saque do abono pode ser feito com o Cartão Social e senha em caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências do banco, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.