MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Ainda faz uso de cheque? Confira as mudanças para aumentar a segurança

Essa notícia é para quem ainda faz uso de cheque: o Banco Central vai adotar novo padrão, mais moderno e seguro, a esse tipo de meio de pagamento

Várias notas de reais
Várias notas de reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/05/2023, às 23h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Essa notícia é para quem ainda faz uso de cheque. O Banco Central vai adotar novo padrão, mais moderno e seguro, a esse tipo de instrumento de pagamento a partir de outubro. Entre as principais mudanças está a transferência da responsabilidade sobre a regulação do modelo de cheque.

Ao invés de caber ao BC, a regulação do modelo-padrão dos cheques será competência das instituições financeiras. Porém, os ajustes deverão ser comunicados ao Banco Central 30 dias antes de serem implementados.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o uso de cheque caiu 94% de 1995 a 2022. O avanço dos meios de pagamento digitais, como internet e mobile banking, e a criação do Pix, em 2020, são os principais fatores que explicariam a significativa redução observada ao longo dos anos.

Porém, o BC registrou movimentação de R$ 667 bilhões pela em 2021 e, de R$ 666 bilhões em 2022 com uso de cheque, que passará a ter a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão, a exemplo do que já é feito no Pix. Para tanto, basta o usuário entrar em contato com seu banco.

+STF transforma golpistas de 8/1 em réus; Quantos anos podem pegar de prisão?

Quando surgiu o cheque?

Um cheque é um documento financeiro que permite que uma pessoa ou empresa emita uma ordem de pagamento a ser efetuada pelo banco, utilizando fundos depositados em uma conta bancária. O cheque é uma forma comum de pagamento, onde o emitente escreve o valor a ser pago, o nome do beneficiário, a data e sua assinatura no cheque.

O uso do cheque como meio de pagamento tem origens antigas, remontando ao tempo das civilizações antigas. No entanto, a forma moderna de cheque, como conhecemos atualmente, surgiu na Europa, por volta do século IX durante a Idade Média.

Embora seja difícil determinar com precisão a cidade exata onde o cheque foi usado pela primeira vez, existem registros históricos que indicam que o cheque foi utilizado na cidade italiana de Florença, no século XIII. Nessa época, os comerciantes florentinos utilizavam um sistema de troca de cheques, conhecido como "presenças", que funcionava como uma forma de transferência de fundos.

+Conheça a história de vida de Palmirinha, que foi vendida pela mãe e apanhou do marido

O uso do cheque foi gradualmente adotado em outros países europeus e, posteriormente, se espalhou pelo mundo. Ao longo dos séculos, o cheque evoluiu e se modernizou para atender às necessidades da economia contemporânea, especialmente com o advento da tecnologia bancária e das transações eletrônicas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.