A instalação gratuita de antena parabólica digital é liberada mediante agendamento prévio e desde que os interessados atendam aos requisitos definidos pelo Ministério das Comunicações
O governo federal disponibiliza a instalação gratuita de antena parabólica digital para famílias de 439 cidades. O equipamento é fornecido mediante agendamento prévio e desde que os interessados atendam aos requisitos definidos pelo Ministério das Comunicações.
Estima-se que 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas. São Paulo é o estado com mais municípios com kits de instalação, 163. Em seguida, aparecem Santa Catarina (36) e Paraná (33). Tem direito a fazer o pedido a família que:
+Quando começa o pagamento do Bolsa Família em março? Veja quem recebe antecipado
Segundo o Ministério das Comunicações, a troca pela antena parabólica digital tem o objetivo de melhorar a experiência do telespectador, pois ela oferece som e imagem com mais qualidade e 100 canais gratuitos.
LEIA TAMBÉM
A pasta ressalta, ainda, que a iniciativa de substituir a antena tradicional é para garantir que não haja interferência (chuvisco, chiado e imagem travada) nos canais abertos de TV por satélite com a chegada do 5G, pois o sinal é transmitido pela mesma frequência.
Para agendar a instalação da nova antena, a família deve entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. É preciso informa dados pessoais, CPF e o Número de identificação Social (NIS). A relação completa de todos os 439 municípios para os quais o equipamento foi liberado pode ser consultada aqui.
+Existe Serial Killer no Brasil? Saiba quem é Pedrinho Matador, assassinado hoje (5)
Até o momento 487 localidades - 86 milhões de brasileiros (40% da população) - obtiveram a liberação do 5G. No final de fevereiro, 347 cidades, em 23 estados, receberam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para começar a transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz.
Contudo, apesar da liberação, na prática não significa que os municípios já terão o sinal ligado. As prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz precisam solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G, em prazo extenso definido em cronograma pela Anatel, que leva em conta o número de habitantes das cidades.
Além de maior velocidade, o 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo em uma determinada área e reduz o consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.
Confira abaixo a lista dos estados que têm cidades com a nova tecnologia:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.