Diferente das vacinas comuns, esta é administrada em gestantes para proteger os bebês. Aprovada para pessoas com 60 anos ou mais, a vacina é bivalente e aplicada em dose única
A Anvisa aprovou o registro da vacina Abrysvo, desenvolvida pela Pfizer, para combater o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções no trato respiratório, como a bronquiolite. Diferentemente das vacinas convencionais, esta é administrada em gestantes para proteger os bebês contra a doença respiratória desde o nascimento até os seis meses.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Segundo a Anvisa, a bronquiolite é uma preocupação especialmente para crianças pequenas e bebês. A vacina Abrysvo é bivalente, composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR, e é administrada por via intramuscular em dose única durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.
Embora alguns efeitos colaterais, como dor no local da aplicação, dor de cabeça e dor muscular, tenham sido observados, a Anvisa ressalta que os benefícios da vacina superam os riscos. Além disso, a vacina também é autorizada para prevenir a doença do trato respiratório em pessoas com 60 anos ou mais, uma população considerada de risco para a doença.
LEIA TAMBÉM
A bronquiolite, caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, é uma doença respiratória viral que afeta principalmente crianças menores de dois anos, especialmente nos primeiros meses de vida. Apesar de ser frequentemente considerada uma enfermidade trivial, a bronquiolite pode ter repercussões significativas na saúde infantil, no bem-estar familiar e na sociedade.
Sintomas e complicações: A bronquiolite pode apresentar sintomas como tosse persistente, sibilância, dificuldade para respirar, apneia do sono e febre. Em casos graves, a hospitalização e até mesmo a morte, podem ocorrer.
Desenvolvimento físico e cognitivo: A doença pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento das crianças, especialmente se for grave ou recorrente. Além disso, estudos indicam uma possível associação com problemas cognitivos e de comportamento no futuro.
A aprovação da Abrysvo amplia as opções de imunização contra o VSR, complementando a vacina Arexvy, da GlaxoSmith Kline, que já havia sido autorizada pela Anvisa com indicação restrita à população com idade superior a 60 anos.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.